NOVO CAMINHO POR TERRENO CONHECIDO

Com o lançamento do site Livre Concorrência estamos começando hoje a trilhar um novo caminho por terreno bastante conhecido. Oriundos do Anticartel, decidimos por oxigenar nosso próprio trabalho, criando uma marca e ferramentas mais atuais e modernas. A escolha do nome se coaduna com a defesa do inciso V do artigo 170 da Constituição brasileira: “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: IV – Livre concorrência.”

Sendo a Constituição nossa lei maior, é indispensável que todos, indistintamente, a cumpram. Quando se preconiza a justiça social, na defesa de direitos e oportunidades iguais, há de se combater com vigor quem trabalha diuturnamente visando a deter o controle de determinados setores da economia, em prejuízo à livre concorrência e ao direito de todos a ter sua cota de participação. Os conluios, os conchavos, os cartéis, a dominação de mercados específicos e o abuso do poder econômico, principalmente, precisam ser denunciados para que as autoridades competentes adotem medidas eficazes no sentido de coibir tais práticas nocivas à sociedade.

A partir desta segunda-feira, o www.livreconcorrencia.com.br se propõe a ser mais um canal de divulgação das ações abusivas e nefastas de empresas, grupos econômicos e seus agentes executores, sempre cobrando dos órgãos de governo, atitudes que tenham, em seu escopo, a adoção de ações práticas para pôr fim a eventuais abusos, quando comprovados pelas vias legais.

Ivens Carús – Editor