Operação Pacto foi destaque na imprensa nacional

A imprensa nacional, normalmente alheia às investigações e aos processos envolvendo o cartel dos cegonheiros, deu grande destaque à Operação Pacto. O fato saiu em sites, jornais impressos, rádios, telejornais e até em agência internacional de notícias.

Alguns dos meios de comunicação de maior expressão no Brasil divulgaram notícias da força-tarefa que cumpriu mandados de busca e apreensão em sedes de quatro transportadoras e de um sindicato patronal.

O telejornal da Globo em São Paulo, o Bom Dia SP (foto de abertura), usou a seguinte manchete:

“PF de SP faz operação contra cartel de ‘cegonheiros’ no transporte de veículos novos.

Em frente à sede da Polícia Federal na Lapa, a repórter Adriana Perroni informou:

“Segundo as investigações, essas empresas [alvos da Operação Pacto] combinavam o valor do frete e elas também dividiam o mercado em todo o país. Com isso, eliminavam a livre concorrência e conseguiam estipular valor mais alto do frete. Acabavam, inclusive, afetando o valor final do veículos zero-quilômetro. “

Ela concluiu:

“O frete pesa bastante no valor final desses veículos [os zero-quilômetro]. Só para a gente terminar aqui, os envolvidos nesse esquema vão responder por crime contra a ordem econômica e organização criminosa. As penas somadas vão a 13 anos de prisão.”

O Valor Econômico, maior jornal de economia do país, noticiou:

“Busca e apreensão na Tegma é parte de operação que investiga cegonheiros.”

O texto esclareceu:

“Cerca de 60 policiais cumpriram dez mandados de buscas e apreensão em Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Serra (ES), Betim (MG) e Simões Filho (BA). Na Tegma, a busca de documentos durou quase toda a manhã.”

A agência internacional de notícias Reuters publicou:

“Tegma é alvo de investigação da PF sobre formação de cartel, ação chega a cair mais de 14%.”

A rádio Jovem Pan noticiou:

“ PF deflagra operação contra cartel de ‘cegonheiros’ no transporte de veículos.”

Vale destacar o fato publicado pela imprensa mineira. O maior e mais importante jornal de Minas de Minas Gerais escreveu:

“PF e Promotoria deflagram Operação Pacto contra cartel de cegonheiros”.

O site do jornal Hoje em Dia valorizou a cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como um dos cinco municípios onde a Operação Pacto ocorreu. O título da matéria ficou assim:

“Betim é alvo de operação da PF contra cartel dos cegonheiros”