Antaq e Cade unem-se para coibir cobranças de taxas abusivas em portos

Parceria prevê que a cobrança de taxas pode ser considerada abusiva e caracterizada como conduta lesiva ao ambiente concorrencial se forem verificadas, entre outros aspectos, a abusividade dos valores aplicados, o caráter discriminatório da cobrança e a falta de racionalidade econômica.

Para coibir cobranças abusivas de serviços portuários e garantir segurança jurídica para operadores e clientes, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinaram memorando de entendimento que estabelece procedimentos comuns entre os dois órgão da administração pública na análise da cobrança do Serviço de Segregação e Entrega de Contêineres (SSE) em instalações portuárias. O objetivo é atuar de forma uniforme, integrada, coordenada e sem superposição entre as duas autarquias.

Cobrança poderá ser considerada conduta lesiva e anticompetitiva
A SSE, também chamada de Terminal Handling Charge 2 (THC2), consiste na cobrança pelo operador portuário de outra tarifa, adicional à tarifa básica, a título de “segregação e entrega de contêineres”, sendo exigida quando a carga é entregue a um recinto alfandegado para a armazenagem.

O memorando firmado entre Cade e Antaq prevê que a cobrança da taxa pode ser considerada abusiva e caracterizada como conduta lesiva ao ambiente concorrencial se forem verificadas, entre outros aspectos, a abusividade dos valores aplicados, o caráter discriminatório da cobrança e a falta de racionalidade econômica.

Cade e Antaq se comprometem ainda a comunicar imediatamente a instauração de processos referentes à cobrança do SSE e suas correspondentes decisões. O memorando foi firmado em 16 de junho.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen