Cade aprova, com restrições, compra da marca Buscopan no Brasil pela farmacêutica Hypera

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, com restrições, a aquisição da marca Buscopan no Brasil pela farmacêutica Hypera. A operação foi condicionada à celebração de Acordo em Controle de Concentrações (ACC). A transação envolve desenvolvimento, fabricação, comercialização, marketing, distribuição e venda dos produtos – atualmente sob o controle da Boehringer Ingelheim International. O julgamento ocorreu em 30 de julho.

Publicidade: confira aqui o conteúdo do site Debate Jurídico

Em seu voto, o conselheiro relator Luis Henrique Bertolino Braido explicou que a operação tinha potencial de gerar concentração elevada no mercado de antiespasmódicos combinados com analgésicos. Nesse segmento, a Boehringer Ingelheim é a detentora dos medicamentos Buscopan Composto e Buscoduo, enquanto a Hypera atuava com o Neocopan Composto.

Por conta disso, foi definido em acordo que a Hypera deveria alienar sua participação neste mercado com a venda do medicamento. Essa operação resultou no Ato de Concentração 08700.002536/2020-36, aprovado pelo Cade em 9 de junho, no qual a empresa União Química adquiriu o nome comercial do Neocopan Composto, bem como registros sanitários e tecnologia necessária para a fabricação do produto.

Por meio do ACC, a Hypera também assume uma série de obrigações comportamentais, que incluem o compromisso de realizar seus melhores esforços para que a completa transferência dos negócios, registros e demais ativos necessários à produção do Neocopan Composto seja feita o mais rápido possível.

O relator concluiu:

“Visto que o ACC pactuado garante entre outros pontos os termos acima, entendo que o acordo é eficaz para afastar as preocupações resultantes da operação.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen