Cade investiga condutas anticompetitivas na logística do mercado ferroviário

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) instaurou processo administrativo para apurar condutas anticompetitivas no setor ferroviário. As empresas investigadas são Rumo Logística Operadora Multimodal (Rumo) e América Latina Logística (ALL). O despacho foi assinado em 28 de março.

O inquérito teve início em dezembro de 2016, a partir de denúncia feita pela Agrovia. A empresa alegou que dependia da utilização da malha paulista, controlada pela Rumo-ALL, para exercer suas atividades. Segundo ela, a companhia responsável pela malha estaria abusando de sua posição dominante para criar dificuldades ao seu funcionamento. A denunciante informou, por fim, que precisou encerrar suas atividades em razão do comportamento anticompetitivo da Rumo-ALL.

Infração à ordem econômica
A denúncia foi reforçada por uma comunicação encaminhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ao Cade, que apurou a existência de indícios de infração à ordem econômica em um processo que tramitava na agência envolvendo as mesmas empresas.

Segundo o parecer da SG/Cade, há fortes indícios de que a Rumo-ALL teria deixado de cumprir com o contrato de transporte de açúcar que mantinha com a Agrovia, sem justificativas razoáveis, recusando a prestação de serviço e criando dificuldades ao funcionamento e desenvolvimento da concorrente no mercado.

Outra investigação
Também está em andamento na SG/Cade outra investigação contra a Rumo-ALL. Trata-se de inquérito administrativo instaurado em janeiro de 2018, após o recebimento de comunicação da ANTT, que verificou indícios de infrações à ordem econômica contra a Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários (IA 50500.547474/2017-12).

Nessa investigação, são apurados indícios de práticas anticompetitivas também relacionadas à discriminação de adquirentes do serviço de transporte ferroviário e à criação injustificada de dificuldades ao funcionamento e desenvolvimento de empresa concorrente

Com informações da assessoria de imprensa do Cade

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen