Cartel dos cegonheiros descumpre decisão da Justiça e mantém fábrica da Caoa Chery bloqueada. Agora com apoio da CUT

Integrantes da associação criminosa (segundo a Polícia Federal) que controla o setor de transporte de veículos novos em todo o país decidiram desafiar a Justiça paulista e mantiveram o bloqueados os acessos à fábrica da Caoa Chery, em Jacarey, no interios de São Paulo. Os manifestantes, oriundos de São Bernardo do Campo e Espírito Santo, são cegonheiros-empresários contrários ao exercício da livre concorrência. Eles protestam porque a montadora contratou a Transportes Gabardo, com sede no Rio Grande do Sul, desvencilhando-se de agregados aos grupos Brazul e Tegma – atreladas ao cartel. Sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) reforçaram o bloqueio. A imagem de abertura desta matéria mostra caminhões-cegonhas carregados e impedidos de deixar a fábrica.

Desde segunda-feira (8), o grupo está impedindo o acesso da nova transportadora às dependências da fábrica instalada em Jacareí, interior paulista. Na quarta-feira (10), acompanhado por policiais militares, um oficial de Justiça citou os manifestantes. A Justiça local concedeu liminar em ação movida pela Transportes Gabardo, determinando o imediato desbloqueio dos acessos à fábrica. Caminhões da nova transportadora ingressaram à noite para carregar na manhã desta quinta-feira. Mas os cegonheiros-empresários voltaram a bloquear o acesso à Caoa Chery.

Novo comunicado em caráter de urgência está sendo encaminhado ao juiz Maurício Neiva, titular da 2ª Vara da Comarca de Jacareí. Desta vez, a autora da ação vai solicitar a aplicação de multa diária por descumprimento da decisão judicial. São réus o Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), condenado pela Justiça Federal por formação de cartel, e a Brazul Transporte de Veículos, de propriedade do grupo Sada, que tem como principal dirigente o atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli. Ele é acusado pela Polícia Federal de ser o chefe da associação criminosa que controla o setor de transporte de veículos novos.

 

 

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen