Cegonheiros pernambucanos voltam às ruas da Grande Recife para denunciar descumprimento do Prodeauto

Os cegonheiros pernambucanos que estão mobilizados nas imediações da fábrica da Fiat/Jeep, em Goiana, voltaram às ruas da Grande Recife nessa terça-feira (24) para protestar contra o descumprimento do Programa de Incentivo Fiscal do Setor Automotivo de Pernambuco (Prodeauto), assinado entre o governo do estado e a montadora. Eles afirmam que no acordo está prevista a contratação de transportadoras locais para escoar a produção da Jeep.

Ao todo, cerca de 40 caminhões-cegonha percorreram ruas e avenidas. A manifestação causou congestionamentos. A mobilização dos cegonheiros já dura nove meses. Atualmente eles estão concentrados próximo à planta da montadora, instalada em Goiana.

O retorno à capital do estado tem por objetivo pressionar o governador Paulo Câmara, que prometeu, no mês passado, uma solução ao conflito. O presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Pernambuco (Sintraveic-PE), Milton Freitas, explicou o motivo da estratégia:

“Sabemos que o governo teve um encontro em Brasília-DF com representantes da Fiat Chrysler Automóveis (FCA). O prazo pedido que era de 10 dias, hoje já passa dos 30 dias sem solução. O Prodeauto é lei e deve ser cumprido.”

O transporte dos automóveis produzidos pela Jeep no nordeste é realizado por duas empresas do sudeste do país. A Sada, a maior delas, pertence a Vittorio Medioli, atual prefeito de Betim (MG). O empresário e político de Minas Gerais é acusado de chefiar a associação criminosa que domina o transporte de veículos novos no país, conforme inquérito da Polícia Federal que tramita no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A partir de amanhã, a manifestação dos cegonheiros percorrerá cidades da Grande Recife. Confira o roteiro:

Jaboatão (quarta-feira, 25)

Gravatá e Bezerros (quinta-feira, 26)

Caruaru (sexta-feira, 27)

Garanhuns (segunda-feira, 30)

Surubim (terça-feira, 1º/5)

Carpina (quarta-feira, 2/5)

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

2 comentários sobre "Cegonheiros pernambucanos voltam às ruas da Grande Recife para denunciar descumprimento do Prodeauto"

  1. Luiz Carlos Bezerra disse:

    POIS É MEUS AMIGOS LEITORES E CONSUMIDORES FINAIS DESTE PAÍS!
    A PERGUNTA QUE FICA NO AR É A SEGUINTE: POR QUE SERÁ QUE O GOVERNADOR DO NOSSO ESTADO DE PERNAMBUCO, NÃO “BATEU O MARTELO” DEFINITIVAMENTE AO NOSSO FAVOR???
    NÃO É DE NOSSO FEITIO CAUSAR TRANSTORNOS AOS CIDADÃOS PERNAMBUCANOS, AO PARALISAR O TRÂNSITO NO GRANDE RECIFE E ADJACÊNCIAS!
    SOMOS PACÍFICOS E ESTAMOS APENAS LUTANDO PELOS NOSSOS DIREITOS, HAJA VISTA O DESCUMPRIMENTO DE UM PROJETO DE LEI, JÁ DIVULGADO MUITAS VEZES, NÃO SOMENTE NESTE PORTAL, COMO NOS PANFLETOS ENTREGUES AO POVO NAS RUAS!
    SE O SR. PAULO CÂMARA NÃO APOIA AOS PERNAMBUCANOS, QUEM APOIARÁ?
    É UM FATO QUE O MPF; PF E DEMAIS ENTIDADES PARLAMENTARES, COM A ENFATIZAÇÃO DE ALGUNS DEPUTADOS FEDERAIS RENOMADOS E SÉRIOS, JÁ ANALISARAM O CASO E ESTÃO DO NOSSO LADO, NESTA QUESTÃO!
    POR QUE O GOVERNADOR NÃO ESTÁ…? POR QUE NÃO ACIONOU À MONTADORA PARA A NOSSA CONTRATAÇÃO, ATÉ A PRESENTE DATA, PERMITINDO ASSIM QUE O CARTEL SE CRIE, DENTRO DO ESTADO, FAVORECENDO OS TRANSPORTADORES DE MG E SP, QUE FAZEM PARTE DESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA????
    ISSO É VERGONHOSO EM NOSSO PAÍS!!!
    VCS. NÃO ACHAM?
    JÁ BASTA OS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÕES INVESTIGADOS NAS DEMAIS INSTÂNCIAS!!!
    O BRASIL PRECISA VOLTAR A CRESCER, PRINCIPALMENTE NAS FEDERAÇÕES ESTADUAIS, QUE CERTAMENTE ALAVANCAM TAL CRESCIMENTO.
    “O POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!”
    NÓS FAZEMOS PARTE DO POVO E NÃO RECUAREMOS NUNCA!
    AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO! BASTA NÃO REELEGERMOS MAIS OS CORRUPTOS E CORRUPTORES, QUE DESTRUIRAM A IMAGEM DO PAÍS (BRASIL), NO EXTERIOR!!!
    AVANTE SINTRAVEIC-PE!!!!

  2. Luiz Carlos F. Bezerra disse:

    PREZADOS LEITORES. É VERGONHOSA A AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO, NÃO APOIAR OS TRANSPORTADORES DE VEÍCULOS SEDIADOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO! ATÉ ONDE VAI ESTA FARSA EM DAREM VALOR AO CARTEL ATUANTE NO PAÍS, ONDE USURPA OS DIREITOS DOS SEUS CONTERRÂNEOS E ELEITORES???
    PRECISAMOS DAR UMA SOLUÇÃO IMEDIATA A ESTA SITUAÇÃO, LEGITIMANDO OS DIREITOS EM QUESTÃO, PARA O CUMPRIMENTO DO PRODEAUTO!
    SR. GOVERNADOR, TOME UMA ATITUDE DIGNA DE SEU CARGO!!! FOSTES ELEITO PELOS PERNAMBUCANOS E NÃO PELOS MINEIROS E PAULISTAS!!!
    AS NOVAS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO… LEMBRE-SE DISSO!!!

Os comentários estão encerrados