Internet lenta: Claro paga multa de R$ 8 milhões aplicada pelo Procon Carioca

A empresa foi acionada por problemas no serviço de internet oferecido aos clientes. A multa, definida em 2015, só foi liquidada no final de abril, após a operadora perder disputa judicial iniciada há oito anos. 

Do Rio de Janeiro

Depois de oito anos contestando a validade da multa aplicada pelo Procon Carioca por problemas no serviço de internet oferecido aos consumidores da cidade do Rio de Janeiro, a Claro finalmente pagou o valor devido. O montante será incorporado ao Tesouro Municipal.

A multa decorre da baixa velocidade de internet entregue aos clientes da empresa. O valor foi fixado em 2015, mas pago somente no final do mês de abril. Por quase oito anos, a operadora tentou reverter a decisão na Justiça, mas a Procuradoria-Geral do Município sustentou em juízo a validade da punição pecuniária. Segundo o Procon Carioca, o pagamento do valor já foi efetuado.

O desfecho do processo evidencia a importância de os clientes encaminharem as reclamações referentes a produtos  e serviços contratados aos órgãos de defesa do consumidor, porque o registros dessas demandas municiam e norteiam a atuação dos Procons,  ressaltou Igor Costa, diretor executivo do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Ele destacou:

“O Procon Carioca atua sempre no sentido de fazer valer as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Por isso é importante o cidadão estar atento a todos os seus direitos quando adquire um produto ou serviço. Qualquer dúvida ou reclamação, basta entrar em contato em nossos canais de atendimento.”

Canais de atendimento do Procon Carioca

Portal: Procon Carioca – Atendimento 

E-mail: atendimento.proconcarioca@rio.rj.gov.br

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen