CNJ pede explicações do trf-1 sobre demora no julgamento de recurso à condenação de Vittorio Medioli por evasão de divisas

OO desembargador federal Olindo Menezes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), esclareceu ao presidente do órgão, desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, que encaminhará ao revisor, “com a brevidade possível”, posição sobre recurso à condenação em 1ª Instância de Vittorio Medioli, proferida pela Justiça Federal. O empresário e atual prefeito de Betim (MG) foi sentenciado a cumprir cinco anos e cinco meses de prisão, por evasão de divisas. A apelação tramita há cinco anos no TRF-1, razão pela qual a Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – provocada pelo jornalista Ivens Carús, editor do site Livre Concorrência – cobrou explicação do presidente do TRF-1 sobre a demora..

Publicidade: confira aqui o conteúdo do site Debate Jurídico

Medioli foi condenado em 2015 a cinco anos e cinco meses de reclusão, acrescido do pagamento de 25 dias/multa, pela prática das condutas tipificadas no artigo 22 da lei 7.492/86 (evasão de divisas). A defesa do proprietário do grupo Sada ajuizou apelação em 11 de maio do mesmo ano e até agora aguarda julgamento “pela ordem de antiguidade de distribuição, como ocorre com todos os demais processos, observada a prioridade para as classes de feitos com réus presos e com prescrição próxima, o que não é o caso do referido processo”, justificou o relator.

O desembargador chegou a salientar que o reclamante, Ivens Otavio Machado Carús, “não é parte do processo, não tendo (presume-se) conhecimento das circunstâncias que envolvem o caso, pelo que não se compreende o porquê da reclamação, nem o seu interesse no julgamento da apelação”. A reportagem do site responde ao magistrado: o interesse é jornalístico.

O processo está pronto para ser votado desde dezembro de 2018. O desembargador Olindo Menezes explicou-se:

“Embora os condenados façam jus aos julgamentos em prazo razoável, é de se registrar que este gabinete tem atualmente um imenso acervo em tramitação, com mais de 4.900 processos (dos quais 2.832 apelações criminais), e que cresce diuturnamente, mas vem empreendendo sempre, a despeito do reduzido número de servidores, um trabalho intenso de triagem e organização das rotinas de trabalho e, também, para cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.”

Ele acrescentou:

Com a brevidade que for possível, e todo o esforço será despendido nesse objetivo, o feito será encaminhado ao revisor, com vistas ao julgamento”, afirmou o desembargador.

Sem pressa
Autor da ação, o Ministério Público Federal em momento algum manifestou interesse na celeridade do julgamento do recurso. Por meio da Assessoria de Comunicação Social, a Procuradoria Regional da República, com sede em Brasília, reiterou, tempos atrás, que a prescrição do crime, segundo cálculos do MPF, ocorreria apenas em 2027.

Já a Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça ressalta ser o canal de comunicação da sociedade com o CNJ, com vistas a orientar, transmitir informações e “colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Conselho, bem como promover a interação com os demais órgãos do Poder Judiciário visando ao eficaz atendimento das demandas recebidas acerca dos serviços prestados”. O serviço é de acesso a qualquer cidadão e deu demonstração do seu efetivo funcionamento.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "CNJ pede explicações do trf-1 sobre demora no julgamento de recurso à condenação de Vittorio Medioli por evasão de divisas"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    PARABENIZO IMENSAMENTE O EDITOR CHEFE DESSE PORTAL, POR SUAS COBRANÇAS NESSE CASO! O JORNALISMO SÉRIO SEMPRE ESTÁ E ESTARÁ PRONTO PARA EDITAR O QUE FOR NECESSÁRIO PARA LIMPAR ESTE NOSSO PAÍS DESSAS FALCATRUAS. UM CONDENADO DEVE PAGAR PELOS SEUS CRIMES COM A BREVIDADE APRAZADA, E ASSIM NÃO SE DEIXANDO CHEGAR À PRESCRIÇÃO!
    SEMPRE CONTAMOS COM A SERIEDADE JURÍDICA, MAS DEVEMOS SER ÁGEIS, PARA NÃO DEIXARMOS CORRUPTOS E CORRUPTORES DESSE NOSSO BRASIL, REFÉM DESSES CRIMES HEDIONDOS!
    CUMPRAM-SE AS LEIS!
    DOA A QUEM DOER!
    “BRASIL ACIMA DE TUDO. DEUS ACIMA DE TODOS!” ESSE É O NOVO OBJETIVO DO NOSSO PAÍS!

Os comentários estão encerrados