Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que obriga distribuidoras de energia a informar consumo pela internet

O mecanismo proposto deve assegurar a oportunidade de o consumidor final fiscalizar a atuação da empresa de serviços públicos.

De Brasília

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (9) o Projeto de Lei 203/22, que obriga as concessionárias de energia elétrica dos estados a fornecer aos usuários, via internet, os dados referentes ao consumo, a fim de garantir, de forma compreensível, acessível e detalhada, o acompanhamento e a fiscalização mensal.

A proposta é do ex-deputado Francisco Jr. (GO) e foi aprovada com parecer favorável do relator, deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ).

“O mecanismo proposto, de fato, assegurará ao consumidor final a oportunidade de fiscalizar a atuação empresa de serviços públicos”, disse o relator.

Braz apresentou uma emenda que dá prazo de 150 dias para as concessionárias se adaptarem à nova regra. O projeto original previa 120 dias. Braz afirmou ainda que a medida não representará custo para as empresas, pois as informações a serem prestadas “já são devidamente monitoradas e registradas por elas”.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). (Com informações da Agência Câmara de Notícias.)

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen