Dirigentes de sindicato condenado por formação de cartel tomaram posse em órgão técnico do Contran

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg) tomaram posse em 25 de novembro na Câmara Temática de Transporte Rodoviário (CTTR), órgão técnico vinculado ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A inscrição da entidade paulista que se autointitula nacional foi deferida para participar de sorteio público que definiu os integrantes da CTTR. O processo de seleção parece ter ignorado o fato de o Sinaceg já ter sido condenado por formação de cartel no transporte de veículos novos. A sentença foi proferida pela Justiça Federal.

Desde 2002, o Sinaceg, subordinado a grandes transportadoras, enfrenta processos nas Justiças federal e estaduais.

A entidade segue sendo investigada e já foi condenada por:

1 – Realizar práticas cartelizantes (alinhamento de preços e divisão de mercados).
2 – Abuso de poder econômico.
3 – Usar mecanismos de intimidação e retaliação para quem descumprir acordo firmado entre ANTV e Sinaceg.
4 – Fomentar condutas uniformes entre concorrentes.
5 – Utilizar as agremiações como fórum de discussões de informações concorrenciais sensíveis.

Sorteio
O sorteio para escolher os membros foi realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ocorreu em 16 de outubro. Elias Fazan e Márcio Galdino da Silva vão contribuir com o conhecimento adquirido no Sinaceg para oferecer sugestões e embasamento técnico nas decisões do CTTR. O mandato da dupla vai até 2021.

O presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Goiás (Sintrave-GO), Afonso Rodrigues de Carvalho, o Magayver, lembrou que Elias Fazan era vice-presidente do Sinaceg, quando a entidade e o então presidente Aliberto Alves foram condenados por formação de cartel. Alves foi condenado em ação penal.

 

 

 

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Dirigentes de sindicato condenado por formação de cartel tomaram posse em órgão técnico do Contran"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    PREZADOS AMIGOS. ISSO É UM VERDADEIRO ABSURDO, AOS OLHOS DOS CIDADÃOS COMUNS, QUE SABEM DE TODAS AS ARTIMANHAS DESTE SINDICATO QUE ATUA COM TOTAL INCONSTITUCIONALIDADE, HÁ TANTO TEMPO!
    COMO CITA O PRESIDENTE DO SINTRAVE-GO, E ESTE BRILHANTE PORTAL, TUDO ISSO NÃO PASSA DE UMA GRANDE FARSA, PARA LUDIBRIAR A JURISPRUDÊNCIA.
    SE TODOS OS MEMBROS DE COMANDO DESTE SINDICATO JÁ ESTARIAM DEVIDAMENTE CONDENADOS, POR FORMAÇÃO DE CARTEL, EM INSTÂNCIAS ANTERIORES. COMO PODEM TEREM SIDO ELEITOS?
    APUREM-SE!

Os comentários estão encerrados