Comissão do Senado analisará ação de cartel no mercado de combustíveis

O conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) será convidado para audiência Pública convocada para discutir o assunto. O encontro ainda não tem data marcada para ocorrer.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Otto Alencar, do PSD da Bahia, solicitou a audiência para entender por que as distribuidoras dominam o mercado em detrimento do consumidor. Otto Alencar é autor de projeto, já aprovado no Senado, que admite a possibilidade, hoje vetada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, de venda direta das usinas e refinarias para o consumidor.

Otto critica ação de lobistas e intermediários:

Se o produtor de etanol lá do Nordeste quiser produzir etanol, pegar o caminhão de transporte dele e levar o etanol para o posto de combustível, não pode. Tem que haver um intermediário, tem que haver um lobista, tem que haver um sujeito que vá fazer esse transporte. Isso é um absurdo no Brasil.

Senador Otto Alencar, presidente da CAE

O vice-presidente da CAE, Vanderlan Cardoso, do PSD de Goiás, ressalta que o Brasil não pode ficar refém dos preços praticados no mercado internacional e das distribuidoras.

Vou pegar o exemplo da cidade de Quirinópolis, que está a cerca de 320 quilômetros de Goiânia, onde estão as distribuidoras. Então, os postos de combustível da própria cidade e da região que engloba cidades que ficam a aproximadamente 30 quilômetros. Esse etanol vem para Goiânia pagando frete para vir e, depois, paga frete para voltar; passa numa distribuidora, agrega mais valor, mais imposto, para chegar no posto de gasolina.

Senador Vanderlan Cardoso, vice-presidente do CAE

A audiência pública deve contar com a presença do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Barreto. Ainda não há data prevista para o debate.

* Com informações da Rádio Senado

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen