Em 17 dias, PRF flagra caminhões-cegonha transportando cinco carros furtados ou roubados

Entre 14 e 31 de março de 2018, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou quatro caminhões-cegonha transportando cinco veículos roubados ou furtados. Os flagrantes ocorreram em rodovias de quatro Estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Tocantins.

Em Goiás, a PRF interceptou na última quarta-feira (28) um caminhão-cegonha na BR-060. A carreta levava um Ônix e uma Ford Ranger roubados em Minas Gerais e no interior goiano, respectivamente. Os automóveis foram embarcados em Goiânia e destinavam-se à cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Em todos os casos, motoristas e transportadoras alegaram desconhecer irregularidades e adulterações no chassi e na documentação dos veículos. O inspetor Newton Morais, da PRF, explicou à TV Serra Dourada que a Polícia Judiciária vai atrás de quem embarcou e de quem iria receber os veículos.

“Transportadoras e motoristas não têm nada a ver. Quem contratou é que irá responder pelo crime.”

Para o inspetor Fernando Prado, o transporte em caminhões-cegonha de veículos roubados está crescendo, conforme declaração dele dada ao Portal Mais Goiás:

“Ultimamente os bandidos têm usado esse tipo de veículo (cegonha) para cometer seus crimes e achar que conseguem despistar os policiais, mas felizmente conseguimos êxito com essa situação.”

Morais afirmou ainda que caminhões-cegonha também já foram usados para traficar drogas:

“Dessa mesma modalidade, já foi possível identificar tráfico de drogas.”

No último dia de março (31), a PRF recuperou um utilitário seminovo furtado de uma concessionária em São Paulo. O automóvel foi apreendido sobre um caminhão-cegonha com placas de São Bernardo do Campo, em Água Clara, região leste de Mato Grosso do Sul.

As outras recuperações ocorreram em 14 e 25 de março, no Tocantins e na Bahia.

Foto: Divulgação/PRF

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen