G1 informa: “PF de SP faz operação contra cartel dos cegonheiros no transporte de veículos novos”

O site de notícias da Rede Globo informa que 60 policiais cumprem mandados nas cidades de Betim (MG), Simões Filho (BA) e Serra (ES), além de Santo André e São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

A operação denominada Pacto é realizada pela Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Divisão de  mercado e ágio no frete
Segundo o site, o esquema entre transportadoras impedia a livre concorrência no setor  e superfaturava valor do frete:

“De acordo com as investigações, existia um acordo que destinava um valor fixo para os fretes dos veículos 0 km para impedir qualquer tipo de competição e dividir o mercado nacional entre os participantes do cartel. A ação dos cegonheiros aumentava o valor do serviço, elevando o preço final dos veículos zero.”

Os envolvidos, segundo a reportagem, responderão por crimes contra a ordem econômica e de organização criminosa, A pena pode chegar a 13 anos de prisão.

 

 

 

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen