Gaeco e Geac deflagram 3ª fase da Operação Mensageiro em Santa Catarina

Ao todo já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão. Desde dezembro de 2022, sete prefeitos foram detidos.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (Geac) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagraram nessa terça-feira (14) a 3ª fase da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. Foram cumpridos dois mandados de prisões preventivas e oito mandados de busca e apreensão. Diligências se concentram no sul do estado. Ao todo já foram detidos sete prefeitos. A primeira fase foi deflagrada em 6 de dezembro de 2022.

As novas ordens judiciais autorizadas pelo Tribunal de Justiça daquele estado foram expedidas depois da análise dos depoimentos de testemunhas, dos investigados e das provas coletadas na primeira fase, que ocorreu em 6 de dezembro do ano passado.

A investigação está em curso há pouco mais de um ano pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, que atua, em conjunto com o GAECO e o GEAC, nas apurações de crimes funcionais de prefeitos.

Prefeitos detidos nas três fases deflagradas até agora
Marlon Neuber (PL), de Itapoá
Joares Ponticelli (PP), de Tubarão
Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages
Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva
Deyvison Souza (MDB), de Pescaria Brava
Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo
Antônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul

Ao todo já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão. A apuração ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen