General Motors autoriza cegonheiros a usar banheiros da unidade de Rosários, na Argentina

A direção da fábrica da General Motors instalada em Rosário, na Argentina, liberou o uso dos banheiros pelo cegonheiros da transportadora Júlio Simões (JSL). O acesso está previsto para o período em que as instalações destinadas aos carreteiros estiver em manutenção. As obras deveriam ocorrer entre 22 e 25 de março. O uso dos banheiros localizados no espaço da montadora foi anunciado pelo representante da JSL naquela unidade.

Na noite de 19 de março, os cegonheiros gravaram vídeo para denunciar a falta de infraestrutura para atender os profissionais da empresa com sede em Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Na ocasião, um cegonheiros relatou:

“Esses problemas não são de hoje. Há muito tempo que somos tratados com descaso e sem as mínimas condições de higiene. Não há pátio da Júlio Simões aqui. Somos obrigados a ficar ao relento e relegados à própria sorte. A montadora manda o guarda fechar o portão e não podemos nem sequer voltar para nossos caminhões quando ficam no interior da fábrica.”

O vídeo foi encaminhado à redação do site Livre Concorrência. No momento, a situação parece estar normalizada.

A JSL só presta serviço à GM por conta de uma decisão da Justiça. Após ser condenada por participação ativa na formação de cartel no transporte de veículos novos, a montadora foi obrigada a abrir o mercado e contratar novos transportadores não vinculados ao cartel dos cegonheiros. O esquema, investigado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, concentra com mãos de ferro mais de 95% dos fretes realizados no setor. A quadrilha é chefiada pelo empresário Vittorio Medioli, segundo inquérito da Polícia Federal.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen