Gigantismo de grupos econômicos prejudica competição e equilíbrio de mercados

Se desestabiliza qualquer mercado competitivo e equilibrado lá nos Estados Unidos ou no Reino Unido, certamente também compromete a livre concorrência aqui. O gigantismo de algumas empresas, sejam elas de tecnologia da informação ou do setor de transporte de veículos novos, fragiliza a livre iniciativa e expõe os consumidores finais ao controle e à ganância de grandes grupos.

Nos Estados Unidos, a senadora norte-americana Elizabeth Warren (foto de abertura), que concorre à nomeação do Partido Democrata para disputar a Presidência daquele país, diz que, se eleita, pretende acabar com o monopólio do Facebook, do Google e da Amazon.

Segundo ela, essas empresas cresceram excessivamente e se tornaram demasiado poderosas. Esse gigantismo, explica a pré-candidata, decorre da aquisição de rivais com potencial de crescimento e práticas anticompetitivas. Uma das medidas da senadora para reverter esse quadro é a designação de autoridades federais para reverter fusões e aquisições já ocorridas.

Reino Unido
No Reino Unido, estuda-se a edição de novas normas e a criação de novos arranjos institucionais. O objetivo é instituir um novo regulador com capacidade de desenvolver um código de conduta para impedir que empresas poderosas criem barreiras para rivais menores.

As preocupações acima referem-se especificamente ao mercado de tecnologia da informação. Entretanto, no que diz respeito à revisão de fusões e aquisições e à eliminação de barreiras impostas a operadores menores, as propostas seriam muito bem-vindas se aplicadas no mercado de transporte de veículos novos no Brasil, no qual dois grandes grupos econômicos concentram quase 94% dos fretes, cobrando um preço escorchante e artificialmente fixado.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen