Governo anuncia investigação contra grandes bancos por possíveis fraudes em empréstimos

Considerados pela ANP como “too big to fail” – grandes demais para quebrarem – 23 bancos e instituições financeiras de todo o país deverão ser investigados pela União por possíveis práticas fraudulentas em empréstimos via cartões de crédito consignados. O anúncio partiu da Agência Brasil e a denúncia é da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O procedimento investigatório caberá ao ministério da Justiça e da Segurança Pública

Solaris Energia Solar - whatsapp (51) 984326475

Caso o governo federal siga o caminho da ANP (Agência Reguladora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), a investigação contra grandes bancos por supostas fraudes em empréstimos via cartões de crédito consignados está fadada a dar em nada. Ou seja, mesmo que condenados, bancos estariam sob o salvo-conduto denominado “too big to fail” – grandes demais para quebrarem. Este foi o entendimento da agência para livrar das garras da legislação, pelo menos três grandes empresas de distribuição de combustíveis: a Raízen (Shell), a Ipiranga e a Vibra (BR). Elas foram condenadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, por prática de infrações à ordem econômica, mas não tiveram suas licenças de funcionamento canceladas, conforme estabelece a legislação, “por serem grandes demais”, segundo a ANP.

Ontem (25), o governo divulgou que bancos e instituições serão investigadas por suposta prática de fraude em cartões de crédito consignados. Há denúncias de que diversos consumidores têm sido lesados ao contrararem empréstimo consignado e sendo expostos ao risco de superendividamento. Segundo a denúncia apresentada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do estado do Rio de Janeiro, consumidores rêm sido lesados com a emissão não autorizada dos cartões e pela cobrança de juros em faturas com desconto do pagamento mínimo feito diretamente em folha.

Ainda de acordo com a denúncia, a fraude seria praticada quando, ao contratar um empréstimo consignado, o cliente também recebe um cartão de crédito, sem ser informado que o dinheiro tomado como empréstimo, na verdade, seria lançado como saque no cartão e depositado na conta corrente do cliente. A Nudecon entende que a prática pode levar o cliente ao endividamento, pois o pagamento mínimo, feito através do desconto em folha, abateria apenas o valor dos juros de financiamento do saldo devedor, impedindo a quitação dos outros débitos.

“Desta forma, considerando a existência de 4.575.529 cartões consignados ativos, 3,7% do total de cartões ativos no país, foi determinada a investigação para apurar a ocorrência de prática abusiva”, afirmou o ministério, em nota.

Estão na lupa do governo, os seguintes bancos e instituições financeiras:

Banco Bradescard
Banco Bradesco Cartões S.A
Banco Bradesco S.A
Banco Cetelem S.A
Banco CSF S.A
Banco do Brasil S.A
Banco Itaucard S.A
Banco Losango S.A
Banco Pan
Banco Santander (Brasil) S.A
Banco Triângulo S.A
Bancoob
BV Financeira S.A
CFI
Caixa Econômica Federal
Hipercard BM S.A
FIN
Itaú CBD CFI
Luizacred S.A
SOC CFI
Midway S.A – SCFI
Nu Pagamentos S.A
Pernambucanas Financ S.A. CFI
Portoseg S.A. CFI
Realize CFI S.A

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Governo anuncia investigação contra grandes bancos por possíveis fraudes em empréstimos"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    QUE COISA LAMENTÁVEL É ESSA, AMIGOS!
    SÓ EM PENSAR QUE EM MINHA VIDA PROFISSIONAL, TRABALHEI MAIS DE 20 ANOS EM UM BANCO PRIVADO, DENOMINADO “BANCO REAL”, QUE NA ÉPOCA ME PROPORCIONOU UMA DIRETRIZ SÓLIDA, DE CONHECIMENTOS FINANCEIROS.
    HOJE VENHO SENDO INCOMODADO POR RECEBER DIVERSOS CONVITES, PARA ADQUIRIR CARTÕES DE CRÉDITOS, NUNCA ANTES SOLICITADOS POR MIM.
    UM VERDADEIRO ABSURDO, QUE FAZEM O POVO SE ENDIVIDAREM E ASSIM PERDEREM ATÉ SUAS RESIDÊNCIAS, POR AÇÕES JUDICIAIS ABUSIVAS, NÃO É MESMO?
    ESSAS MATÉRIAS BRILHANTES, SÓ ILUSTRAM AS VERDADES GRITANTES E DANOSAS, PARA TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
    ABRAM SEUS OLHOS, E NÃO CAIAM NESSES GOLPES FINANCEIROS.
    JAMAIS CAIAM NESSAS ARMADILHAS!

Os comentários estão encerrados

Artigos Relacionados