Governo manda Google e Facebook retirarem anúncios falsos sobre programa Desenrola

Despacho publicado no Diário Oficial da União prevê multa de R$ 150 mil por dia de descumprimento da determinação. A medida do Palácio do Planalto tenta evitar fraudes e golpes contra consumidores.

De Brasília

O governo federal determinou, na quarta-feira (26), que o Google e o Facebook retirem imediatamente anúncios falsos sobre o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas em vigor desde o último dia 17. Desde o lançamento do programa, criminosos vem usando a internet para aplicar golpes e fraudes bancárias ou financeiras, segundo publicação da Agência Brasil. O despacho publicado no DOU determina que “as empresas Facebook Serviços Online do Brasil e Google Brasil Internet removam imediatamente esses conteúdos”.

As empresas têm prazo de 24 horas para remover o conteúdo indevido e 48 horas para retirar do ar qualquer publicidade relacionada ao programa Desenrola Brasil “que seja patrocinada, fraudulenta ou ilegítima”. O não cumprimento da medida por parte das plataformas, pode resultar em cobrança de multa no valor de R$ 150 mil por dia.

As duas empresas também são obrigadas a preservar todos os dados e registros em relação a anúncios e conteúdos retirados do ar. Após a remoção, as plataformas têm 10 dias para apresentar um relatório sobre as medidas tomadas para limitar a propagação desse material. Esse relatório deve conter detalhes sobre todo o conteúdo e anúncios envolvendo o Desenrola Brasil, independentemente de serem legítimos ou não.

Se as restrições forem consideradas graves o suficiente, poder ser instaurado, ainda, um processo administrativo sancionador. Por fim, o despacho pede que as autoridades enviem informações sobre esta situação para órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor, bem como para a Advocacia-Geral da União.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Governo manda Google e Facebook retirarem anúncios falsos sobre programa Desenrola"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    POIS É NOBRES AMIGOS.
    EXISTEM MUITOS ANÚNCIOS FALSOS SENDO DIVULGADOS NAS REDES SOCIAIS.
    TODO CUIDADO É POUCO. EVITEM DIVULGAREM SEUS DADOS PESSOAIS E, PRINCIPALMENTE SEUS CPFS, NESSAS REDES!

Os comentários estão encerrados