Mobilização de cegonheiros pernambucanos já dura mais de 170 dias

Por trás da desavença entre sindicalistas pernambucanos está a disputa pelo transporte da produção da montadora Fiat/Jeep, instalada no município de Goiana. Todos os automóveis fabricados naquele Estado pela Fiat/Jeep são escoados pela Sada Transportes e Logística. A empresa mineira é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) por formação de cartel no setor.

Sindicalistas e políticos de Pernambuco também acusam a montadora italiana de descumprir  normas previstas no Programa de Incentivo Fiscal do Setor Automotivo de Pernambuco (Prodeauto). Segundo eles, para receber incentivos fiscais do governo do Estado, a Fiat/Jeep se comprometeu a contratar cegonheiros de Pernambuco para escoar a produção de veículos fabricados na unidade instalada no município de Goiana. Em vez disso, a montadora entregou a totalidade dos fretes de veículos novos a empresas mineiras e paulistas ligadas ao cartel dos cegonheiros.

Natal e Ano Novo no acostamento

Para pressionar governo estadual e montadora, sindicalistas pernambucanos deflagraram mobilização em 31 de julho de 2017. Movimento completou nesta semana 170 dias de duração. Os manifestantes comemoraram o Natal e a virada do ano em frente à fábrica da Fiat (foto de abertura), onde estão desde 28 de agosto. A manifestação não impede o acesso à fábrica.

Conforme José Milton de Freitas, líder dos manifestantes, a mobilização é para chamar a atenção das autoridades e da população para o cumprimento da Lei:

“Essa resistência tem sido o grito de socorro de um povo que não suporta mais a corrupção que tomou o país. É o grito de pedido de respeito. É a forma única de dizer que é preciso ter raça, ter gana, sempre!
As leis existem para serem cumpridas. As reivindicações dessa categoria são legítimas e para a verdade não existe argumento.”

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen