Inquérito civil vai apurar cobrança de taxa supostamente abusiva em hotel na Barra da Tijuca

Denúncia de um consumidor levou o Ministério Público carioca a instaurar procedimento investigatório sobre cobrança de taxa no valor de R$ 144, feita pelo hotel localizado na Barra da Tijuca. Promotoria do Rio de Janeiro concedeu 30 dias para a administração do estabelecimento se manifestar.

Do Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou inquérito civil para apurar a denúncia de um consumidor que alega ter sido obrigado a pagar ao Hotel Royalty Barra Limitada o valor de R$ 144,00 referente à taxa administrativa das diárias contratadas. Segundo o denunciante, que não teve seu nome divulgado, ao reservar as diárias pelo aplicativo 123 Milhas “nada foi informado a esse respeito”.

Na portaria de instauração do IC, a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Contribuinte da capital destaca que “é direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”, com especificação correta da quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como os riscos que apresentem, a teor do artigo 6º, III da lei 8.078/90.

A administração do hotel tem até 30 dias para informar ao MPRJ, “a que título se dá a cobrança de tal taxa e o seu valor, além de comprovar que o consumidor é avisado previamente sobre o pagamento”. A promotoria também oficiou os órgãos de Defesa do Consumidor para que informem registros de possíveis procedimentos e/ou reclamações com situações semelhantes envolvendo o Hotel Royalty Barra. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público do Rio de Janeiro.)

Imagem de Klaus Aires Alves / Pixabay.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen