Inquérito que apontou Vittorio Medioli como sendo chefe de associação criminosa está na Procuradoria-Geral de Justiça de MG

TRANSILVA - INCENDIO 02

Matéria modificada em 9 de fevereiro de 2022
Retratação: Vittorio Medioli não foi indiciado no inquérito policial 277/2010

A Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais recebeu nesta semana o inquérito da Polícia Federal que aponta Vittorio Medioli como o chefe da associação criminosa que controla o setor de transporte de veículos novos. A decisão foi do desembargador Adilson Lamounier, da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O órgão é responsável pelo processamento e julgamento do atual prefeito de Betim e proprietário do Grupo Sada. Não há prazo para que a chefia do Ministério Público encaminhe o parecer.

Medioli é tido pela Polícia Federal de ser o principal líder da associação criminosa que atua no setor de transporte de veículos zero-quilômetro. A peça da PF é datada de 2010 e chegou ao TJ mineiro por conta da prerrogativa de foro a que os prefeitos possuem. Seis pessoas foram indiciadas. Os crimes incluem incêndios criminosos em caminhões-cegonha de empresas concorrentes (foto de abertura) e o inquérito traz ainda delação de um cegonheiro que indica quem dava as ordens para a execução dos atos criminosos.

Em pelo menos duas oportunidades, o magistrado encaminhou a peça ao Núcleo de combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais com Foro de Prerrogativa de Funda e à Delegacia Especializada em Investigações de Falsificações de Sonegação Fiscal e Crime Contra Administração Pública, para diligências e oitiva, inclusive, e Vittorio Medioli.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen