Reflexos da Operação Pacto e prejuízos econômicos causados pela pandemia podem reduzir preço-alvo da Tegma, revela relatório do BTG Pactual

O progresso das investigações que apuram a cartelização no bilionário setor de transporte de veículos novos e os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 na indústria automobilística podem contribuir para a redução no preço-alvo da Tegma de R$ 34 para R$ 23. O corte acompanha a previsão de baixa no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 50% e 28% nos anos de 2020 e 2021, respectivamente, além da redução do lucro líquido em 63% em 2020 e 39% em 2021. O cenário foi antecipado em relatório do BTG Pactual sobre o setor de logística. Vale lembrar. No dia em que a Operação Pacto foi deflagrada (17 de outubro de 2019), as ações da Tegma caíram mais de 12%.

Em outubro do ano passado, agentes da Polícia Federal, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-SP) e servidores do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vasculharam as sedes das empresas Tegma, em São Bernardo do Campo, e Sada, em Betim, além de outras empresas e de um sindicado de cegonheiros no Espírito Santo. A Operação Pacto comprovou a existência de um acordo para dividir o mercado bilionário de fretes de veículos zero-quilômetro entre poucas transportadoras e a cobrança de ágio de 40%. O sobrepreço origina-se na falta de livre concorrência.

Os alicerces da Operação Pacto foram construídos pelo Cade, a partir de acordo de leniência firmado entre uma empresa e o órgão antitruste. Desde 2016 o Cade investiga o setor. O resultado das apurações foi encaminhado em 2018 à Delegacia de Repressão contra Crimes Fazendários da Superintendência da Polícia Federal. Juntos, Cade, PF e Gaeco confirmaram e comprovaram crimes cometidos pelo chamado cartel dos cegonheiros contra a ordem econômica.

Desde então, o Cade já prorrogou inquérito que investiga o setor diversas vezes, por causa da compilação de dados e documentos apreendidos na Operação Pacto.

Em outra frente judicial, seis executivos da Tegma são réus em ação penal movida pelo Gaeco de São Bernardo do Campo, junto com integrantes da Sada e ex-presidentes do Sindicato dos Cegonheiros de São Paulo (Sinaceg, ex-Sindicam) e da Associação Nacional das Empresas Transportadoras de Veículos (ANTV). Todos são acusados de formação de cartel e de quadrilha. O processo que corre na comarca de SBC está aguardando decisão do juízo.

Recomendação de compra
Apesar da dificuldades decorrentes do avanço das investigações e da recuperação lenta do mercado de varejo no período pós-crise, o BTG manteve recomendação de compra das ações da companhia. O transporte de veículos novos responde por 88% da receita líquida e 81% do ebitda da Tegma.

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Um comentário sobre "Reflexos da Operação Pacto e prejuízos econômicos causados pela pandemia podem reduzir preço-alvo da Tegma, revela relatório do BTG Pactual"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    POIS BEM AMIGOS. TODO ISSO JÁ TENDO SIDO DEVIDAMENTE COMPROVADO NA BRILHANTE OPERAÇÃO PACTO, PELOS ÓRGÃOS FEDERAIS ACIMA MENCIONADOS, NÃO CABERIA NEM AO NOSSO PAÍS, A EXISTÊNCIA DESSA EMPRESA (TEGMA), ASSIM COMO AS DEMAIS, VINCULADAS AO CARTEL CRIMINOSO. POIS OS PREJUÍZOS CAUSADOS AOS CONSUMIDORES FINAIS E TAMBÉM POR NUNCA TEREM CUMPRIDO A LIVRE CONCORRÊNCIA (AMPARADA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL), NAS SUAS COTAÇÕES COM AS MONTADORAS, ONDE IMPEDIRAM E IMPEDEM ATÉ OS DIAS ATUAIS, QUE OUTRAS EMPRESAS TRANSPORTADORAS DE VEÍCULOS, PARTICIPEM DESTES ESCOAMENTOS DOS VEÍCULOS NOVOS PRODUZIDOS NO BRASIL!
    OS FRETES SÃO E SEMPRE FORAM SUPERFATURADOS, ONDE AS DIFERENÇAS PAGAS A MAIS AO CARTEL, FORAM COBRADAS EM FORMA DE ÁGIO AOS CONSUMIDORES FINAIS.
    ISSO TUDO É UMA FRAUDE E UM CRIME FEDERAL!
    ESPERO QUE AS LEIS SEJAM CUMPRIDAS, SEM PERDÃO!
    QUE TODOS OS RÉUS SEJAM DEVIDAMENTE PUNIDOS!
    ESSAS EMPRESAS SUPERFATURAM OS FRETES EM CONLUIO COM AS MONTADORAS, EXCLUINDO AS DEMAIS TRANSPORTADORAS DE EFETUAR ESTES TRANSPORTES, E APÓS DESCARREGAREM SUAS CARGAS, COBRAM AOS CLIENTES DIVERSOS, PELOS TRANSPORTES DE SEUS CARROS SEMI-NOVOS, PREÇOS MUITO ABAIXO DO MERCADO, PARA ENTÃO RETORNAREM AS SUAS BASES. DESSA FORMA, ALÉM DE PROIBIREM AS DEMAIS TRANSPORTADORAS N]AO VINCULADAS AO CARTEL DE TRANSPORTAREM VEÍCULOS ZERO-KM, AINDA IMPEDEM QUE ESSAS MESMAS TRANSPORTADORAS TRANSPORTEM VEÍCULOS SEMI-NOVOS, POR COBRAREM PREÇOS INACEITAVELMENTE MAIS BAIXOS! ISSO É UM ABSURDO! NÃO ACHAM?

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