Justiça alemã marca audiência com a Volkswagen

Após receber denúncia de crime de formação de cartel no exterior (Brasil), feita pelo Sindicato dos Cegonheiros de Goiás ao Staatsanwaltschaft (Ministério Público local), a montadora terá oportunidade de apresentar defesa inicial em audiência preliminar agendada para 21 de junho.

O episódio do alinhamento da Volkswagen do Brasil ao chamado cartel do cegonheiros – uma associação criminosa que controla o transporte de veículos novos em todo o Brasil e causa prejuízo superior a R$ 2 bilhões por ano aos consumidores, ocorrido em dezembro de 2017 – ganhou atenção do Staatsanwaltschaft, o Ministério Público alemão. Ao contrário das autoridades brasileiras, o defensor da sociedade do país europeu apresentou denúncia à Justiça, que julgou procedente os elementos comprobatórios e aceitou a denúncia de formação de cartel internacional (no Brasil), dando início à ação judicial. A farta documentação foi encaminhada no idioma alemão – após ser traduzida por tradutora juramentada e certificada – pelo presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Goiás (Sintrave-GO), Afonso Rodrigues de Carvalho, em setembro de 2018.

A audiência no processo judicial já instaurado foi designada na semana passada e deverá ocorrer às 14 horas do dia 21 de junho, na cidade de Frankfurtd am Main-Alemanha. A revelação foi feita com exclusividade ao site Livre Concorrência pelo advogado Marcelo Porto de Magalhães, brasileiro com escritório no país europeu, que acompanhou o presidente do Sintrave-GO na entrega de toda documentação a promotores alemães. O bacharel, que representa a entidade classista patronal, destacou que a audiência é chamada preliminar:

Tem caráter introdutório e servirá para que a Volkswagen possa apresentar o teor da sua defesa. Normalmente a Justiça alemã é célere, mas os efeitos da pandemia, já que ainda estamos em lockdown, atrasou muito o andamento dos processos judiciais.

Durante o curso do processo judicial contra a montadora por formação de cartel no exterior, no entendimento do MP alemão, segundo Magalhães, também deverá ocorrer investigação no Brasil sobre a possibilidade de a Volkswagen alemã ter recebido alguma forma de vantagem ao autorizar a manutenção do sistema cartelizante que a montadora chegou a denunciar à Justiça de São Bernardo do Campo (SP), em dezembro de 2017, durante greve de cegonheiros-empresários apoiados pelas cinco transportadoras que escoam a produção. Menos de 24 horas depois de deferida liminar, a VW anunciou acordo com os denunciados, mantendo o alinhamento com o chamado cartel dos cegonheiros, o que deverá ser explicado à Justiça alemã.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Justiça alemã marca audiência com a Volkswagen"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    POIS É MEUS AMIGOS.
    ESSA MATÉRIA FOI DEVIDAMENTE ELUCIDADA À ÉPOCA, EM 2017, ONDE LOGO APÓS FECHARAM CONTRATO COM O CARTEL, POR TEREM SE COOPTADO AO SISTEMA, OU SEJA, FOI UMA FARSA PURA, APENAS FIZERAM ISSO PARA SE MOSTRAREM CONTRA O CARTEL, COM O INTUITO DE ENGANAR A JUSTIÇA. PERMANECENDO ENTÃO DA MESMA FORMA ATÉ OS DIAS DE HOJE.
    AGORA, COM ESSAS AÇÕES ORA PROTOCOLADAS, QUERO VER COMO FICARÃO, POIS NA ALEMANHA ESSA PRÁTICA NÃO É ACEITÁVEL.
    VAMOS AGUARDAR A SENTENÇA, PARA PODERMOS APLAUDIR MELHOR AS PRERROGATIVAS DOS CUMPRIMENTOS DAS LEIS!
    QUE TODOS OS RÉUS SEJAM DEVIDAMENTE PUNIDOS. DOA A QUEM DOER!
    PARABÉNS SINTRAVE-GO!

Os comentários estão encerrados