Justiça de São Paulo manda desbloquear fábrica da Chery

O juiz Maurício Neiva, titular da 2ª Vara Cível do Foro de Jacareí (SP), determinou o desbloqueio imediato da fábrica da Chery, instalada no Interior de São Paulo. Desde segunda-feira, cegonheiros-empresários interditaram os acessos à fábrica. A mobilização ilegal é comandada por empresários e sindicalistas vinculados ao cartel dos cegonheiros. Os manifestantes perderam o direito de transportar os veículos da marca em processo marcado pela livre concorrência.

A liminar foi deferida na tarde desta quarta-feira. A ação para liberar os acessos à fábrica foi protocolada pela Transportes Gabardo, que recentemente venceu a concorrência para prestar serviços à montadora. Apesar de defender a livre concorrência, a Caoa-Chery não intentou nenhuma medida judicial contra o locaute.

Em sua decisão, o magistrado destacou a solidez das provas anexadas à petição:

“Tendo em vista a narrativa icicial e a prova documental que a acompanha, em especial o boletim de ocorrência e fotografias, havendo elementos sólidos e suficientes a evidenciar a caracterização do esbulho/turbação e a presença dos demais requisitos legais à medida pleiteada, defiro à parte autora livre acesso à fábrica Caoa Chery.”

O juiz também autorizou, se necessários, o reforço policial e o uso de força para remoção compulsória dos obstáculos, pessoas e veículos existentes no local:

“Expeça-se mandado pelo plantão e oficie-se requisitando o reforço policial, com urgência.”

A ação da Gabardo foi movida contra o Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg) e a empresa Brazul Transportes de Veículos, de propriedade de Vittorio Medioli. Sindicalistas e empresários deflagraram o locaute.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen