Justiça fixa multa de R$ 50 mil para cada veículo que bloquear fábrica da Chery

A decisão dos manifestantes ligados ao cartel dos cegonheiros de manter bloqueada a fábrica da Chery, em Jacareí (SP), levou o juiz Maurício Neiva a fixar multa de R$ 50 mil para cada veículo usado na obstrução dos acessos à montadora que não for imediatamente retirado do local. O novo mandado foi expedido em 17 de outubro. O titular da 2ª Vara Cível do Foro de Jacareí designou um oficial de justiça para identificar e qualificar os caminhões-cegonha e os responsáveis pela manutenção do bloqueio. A ordem começou a ser cumprida na tarde de sexta-feira (foto de abertura).

Além da identificação dos manifestantes que insistem em descumprir decisão anterior da Justiça, o magistrado determinou a citação e intimação dos réus:

“O Oficial de Justiça, com auxílio dos policiais, deverá identificar e qualificar no local os veículos e os responsáveis por cada qual, intimando-os também da ordem e da pena de multa ora fixada. Requisite-se reforço policial. Cite-se e intime-se pessoalmente os réus com urgência.”

Dessa vez a multa se estende às empresas do cartel. Brazul Transporte de Veículos, cujo dono é Vittorio Medioli, e Tegma Gestão Logística, que tem Gennaro Oddone como um dos principais executivos. O bloqueio à fábrica da Chery iniciou-se na madrugada do dia 8. A montadora amanheceu cercada por empresários e sindicalistas subordinados ao cartel. A Justiça determinou a desobstrução dos acessos à fábrica no dia 10. Alguns caminhões até foram liberados, mas os manifestantes atiraram miguelitos nos veículos transportados.

O bloqueio deflagrado pelo cartel dos cegonheiros, que controla mais de 95% dos fretes de veículos novos no país, é uma represália à decisão da Chery de abrir concorrência para selecionar prestadores de serviço para escoar a produção da marca até a rede de concessionárias. Com o processo, as transportadoras Brazul e Tegma perderam o cliente.
Com a melhor proposta (valor dos fretes inferior ao praticado pelo cartel e condições técnicas superiores) a Transporte Gabardo venceu a concorrência.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen