Justiça manda reintegrar empresa expulsa pelo Sintravers por retaliação

A juíza Keila Silene Tortelli, titular a 2ª vara cível da comarca de Gravataí, determinou nesta quarta-feira (3) a imediata reintegração da empresa Beto’Car Transporte de Veículos e Cargas ao quadro de sócios do Sindicato dos Cegonheiros do Rio Grande do Sul (Sintravers). A magistrada concedeu tutela de urgência, por considerar que a exclusão da empresa se deu por “manifesta retaliação”, em face da ação de prestação de contas movida pela Beto’s Car contra o sindicato.

A juíza destacou, conforme registrado nos autos, que não havia mensalidades em atraso:

“A autora foi notificada de sua exclusão do quadro social do sindicato, na data de 13 de setembro. Quando da exclusão, porém, a Beto’s Car já havia quitado as parcelas em atraso, conforme se verifica nas folhas 27/35, sendo que a quitação das parcelas atrasadas, das quais foi notificada, se deu em 20 de agosto e 7 de setembro, data, portanto, anterior ao ato da exclusão.”

E concluiu:

“Assim resta evidente que no ato da exclusão já não havia mensalidades em atraso por parte da autora (Beto’s Car), estando ausente justa causa para o seu afastamento do quadro de associados do sindicato.”

Ainda segundo a decisão da juíza, o Sintravers cerceou a defesa da transportadora associada:

“O Sintravers não oportunizou qualquer prazo para a autora (Beto’s Car) comprovar a quitação das mensalidades, o que ensejaria a reabilitação. Ao contrário, a expulsou liminarmente, desde já divulgando através de e-mails enviados aos associados, a sua expulsão, o que lhe causa evidente dano, pois inviabiliza a prestação de serviços da autora.”

Ao concluir a decisão, a magistrada ressalta que “diante do exposto, defiro a tutela de urgência, para fins de suspender a exclusão da Beto’s Car do quadro social de Sintravers, devendo ser reintegrada imediatamente, a contar da intimação, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00. Cite-se. Intimem-se.”

 

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen