Medo ou vergonha leva montadora, operadora e transportadora a silenciar

BMW na Alemanha e no Brasil se negaram a responder aos questionamentos feitos pela reportagem do site Livre Concorrência. O mesmo ocorreu com a operadora Ceva Logistics (ex-Gefco) e com a transportadora que tem sede no Rio Grande do Sul.

De Santa Catarina

A reportagem do site Livre Concorrência buscou esclarecimentos sobre o episódio que acabou contemplando, mais uma vez, o cartel dos cegonheiros – uma organização criminosa que, além de impor ágio de até 40% sobre o valor do frete dos veículos novos, trabalha silenciosamente para impedir o exercício da livre concorrência. Desde o dia 13 de março, as indagações encaminhadas tanto para a assessoria de Imprensa no Brasil quanto diretamente à Alemanha não foram respondidas.

Para que o leitor tire suas conclusões, o site Livre Concorrência disponibiliza os questionamentos enviados.

(1) Livre Concorrência – A matriz da BMW tem conhecimento de que a empresa Tegma Gestão Logística foi alvo de buscas e apreensões por parte da Polícia Federal em outubro de 2019, em diligências criminais solicitadas pela autoridade antitruste brasileira, chamada Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em inquérito administrativo que apura formação de cartel no setor de transporte de veículos novos? 

Sem resposta.

(2) LC –  A matriz da BMW tem conhecimento de que executivos do alto escalão da Tegma Gestão Logística são réus em pelo menos duas ações penais movidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Estado de São Paulo?

Sem resposta.

(3) LC –  A matriz da BMW tem conhecimento de que a empresa Tegma Gestão Logística é uma das associadas à entidade denominada Associação Nacional das Empresas Transportadoras de Veículos (ANTV), que foi extinta por ordem da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, segundo a sentença, por ser uma entidade criada com a finalidade de cometer ilícitos, a exemplo da dominação do mercado de transporte de veículos novos em todo o Brasil, e por aumentar artificialmente os preços e inibindo a livre concorrência?

Sem resposta.

(4) LC – A matriz da BMW tem conhecimento que o atual operador logístico, Tegma Gestão Logística, segundo relatório da Polícia Federal junto com o Cade, pratica valores de frete com até 40% de ágio, valores esses repassados integralmente para os compradores de veículos da marca ?

Sem resposta.

(5) LC- A matriz da BMW tem conhecimento do fato de que esse cartel dos cegonheiros – o qual é um dos prestadores de serviços da BMW – por conta do ágio e da falta de concorrência causa um prejuízo superior a R$ 4 bilhões por ano aos consumidores brasileiros?

Sem resposta.

(6) LC – A matriz da BMW tem conhecimento de que investigação da Polícia Federal brasileira reuniu provas e confirmou ação e interferência do cartel dos cegonheiros na BMW instalada aqui no Brasil?

Sem resposta.

(7) LC – A matriz da BMW tem conhecimento que o prejuízo causado pelo cartel dos cegonheiros aos consumidores da marca aqui no Brasil ultrapassou a cifra de R$ 400 milhões nos últimos cinco anos? A estimativa é calculada por equação desenvolvida pelo Ministério Público Federal, atualizada com dados fornecidos pela Polícia Federal no âmbito da Operação Pacto ?

Prejuízo imposto pelo cartel dos cegonheiros à BMW nos últimos cinco anos

AnoVeículos vendidosÁgio repassado ao consumidor
202214.545R$ 90,5 milhões
202115.470R$ 93 milhões
202013.327R$ 73,7 milhões
201913.142R$ 84,5 milhões
201812.908R$ 74 milhões
Totais69.392R$ 415,9 milhões

Sem resposta.

(8) LC – Mesmo agora tendo conhecimento de tais fatos, a BMW pretende continuar com esse mesmo operador de logística, investigado pelo Estado brasileiro, impondo aos compradores de veículos da marca BMW o pagamento integral dos prejuízos causados pelo ágio e pela falta de concorrência?

Sem resposta.

(9) LC – A matriz da BMW pode informar quem indicou para ser recebido pela presidência da montadora o senhor Afonso Rodrigues de Carvalho, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Cegonheiros (Antransceg)?

Sem resposta.

(10) LC – A matriz da BMW tem conhecimento de que Carvalho, em 2018, esteve no Ministério Público da Alemanha, onde apresentou denúncia contra a BMW, a Audi e a Volkswagen por suposta participação no cartel dos cegonheiros no Brasil?

Sem resposta.

(11) LC – A matriz da BMW tem conhecimento de que Carvalho, que por mais de 20 anos denunciou o cartel dos cegonheiros no Brasil e que, em 2021, fez um acordo milionário com o senhor Vittorio Medioli, proprietário do grupo Sada Transportes e Armazenagem, o que lhe rendeu acréscimo no patrimônio da ordem de R$ 30 milhões para desmentir todas as acusações e passar a atacar a imagem de empresas (como a Transportes Gabardo) que buscam maior fatia no mercado de transporte de veículos novos no Brasil?

A reportagem também tentou ouvir a Ceva Logistcs e a Transportes Gabardo, mas ambas preferiram não se manifestar.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Medo ou vergonha leva montadora, operadora e transportadora a silenciar"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?
    SÓ LEIGOS NÃO CONSEGUEM VER ESSES ESCÂNDALOS QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSA NAÇÃO, POR TEREM APOIADO ESSAS FACÇÕES CRIMINOSAS, POR LONGAS DATAS!
    TODAS ESSAS MONTADORAS EXISTENTES NO BRASIL, QUE APOIAM TAIS PRÁTICAS, DEVEM SER SERIAMENTE PENALIZADAS MESMO!
    SÓ QUEM SAI NO PREJUÍZO, SÃO OS CONSUMIDORES FINAIS E NUNCA RECEBEM OU RECEBERÃO DE VOLTA PARA SEUS BOLSOS, OS DANOS FINANCEIROS AOS QUAIS FORAM SUBMETIDOS E AS FACÇÕES ATUANTES FICAM “RINDO”, DA “CARA” DE SUAS VÍTIMAS.
    NÃO É MESMO?
    ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE ATURAR ESSES ESCÂNDALOS FINANCEIROS?
    POR QUÊ A “GRANDE MÍDIA” NUNCA PUBLICA ESSAS FARSAS? POR QUÊ SERÁ?
    POLÍTICOS E CRIMINOSOS, TEM DE SER É PRESOS!

Os comentários estão encerrados