Mesmo cobrando 25% menos, operadoras independentes faturam 3,82% do total gasto por montadoras para transportar veículos novos

Mesmo cobrando menos e oferecendo serviço de qualidade igual ou superior à média das empresas que operam no setor, transportadoras independentes faturam apenas 3,82% do total gasto por montadoras para transportar veículos novos até as concessionárias. A maior fatia desse montante é entregue a operadoras do cartel dos cegonheiros, cujos preços, segundo o Ministério Público Federal, são 25% mais caros do que os praticados no mercado balizado pela livre concorrência.

Do total de quase R$ 4 bilhões destinado a fretes nos seis primeiros meses deste ano, 96,18%, ou R$ 3,761 bilhões, foram transferidos do bolso do consumidor para grupos econômicos que controlam com mão de ferro as cargas do setor. Desse montante, quase R$ 1 bilhão refere-se ao ágio praticado no segmento pelas maiores transportadoras do país.

Ágio é 629,3% superior ao total faturado por transportadoras independentes
O desequilíbrio verificado no setor é gritante. Só o ágio cobrado pelo cartel é 629,3% maior que todo o faturamento das transportadoras independentes no período.

Ainda assim, as montadoras preferem manter os atuais prestadores de serviços. O prejuízo, claro, é integralmente repassado aos consumidores.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Mesmo cobrando 25% menos, operadoras independentes faturam 3,82% do total gasto por montadoras para transportar veículos novos"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    SRS. LEITORES DESTE MAGNÍFICO PORTAL.
    HÁ VÁRIOS ANOS, TEMOS LUTADO PARA ELIMINAR ESTE CARTEL, JUNTO AOS ÓRGÃO FEDERAIS, QUE CERTAMENTE ATUAM NA JUSTIÇA, COMBATENDO ESTA MÁFIA, QUE CAUSAM PREJUÍZOS ACIMA INFORMADOS, AOS CONSUMIDORES FINAIS, QUE ADQUIREM SEUS VEÍCULOS NOVOS ENTÃO PRODUZIDOS PELAS MONTADORAS, QUE EM CONLUIO COM O CARTEL, SEMPRE SUPERFATURARAM OS VALORES FINAIS. FATO ESSE QUE SEMPRE OCASIONOU EM ELEVAÇÕES DOS PREÇOS DOS MESMOS, NA AMÉRICA LATINA E NO UNIVERSO!
    OS VEÍCULOS NOVOS SÓ PODEM SER DEVIDAMENTE ADQUIRIDOS NAS CONCESSIONÁRIAS E AS MONTADORAS EXIGEM QUE OS CONSUMIDORES PAGUEM POR ÁGIO INFUNDADO! POR QUÊ COBRAM FRETES, SE NÃO COMPRAM SEUS AUTOMÓVEIS EM OUTROS ESTADOS?
    SÓ QUEM LUCRA COM ESTA FARSA, SÃO AS TRANSPORTADORAS VINCULADAS AO CARTEL!
    ATÉ ONDE ISSO VAI DURAR?
    LAMENTÁVEL ESTA SITUAÇÃO!
    AINDA PODEMOS CONFIAR NA JUSTIÇA DO PAÍS?

Os comentários estão encerrados