Montadora denuncia conluio entre empresas e cegonheiros para impedir a livre concorrência

Cansada de ceder aos desmandos do cartel, a Volkswagen do Brasil assumiu esta semana o pioneirismo da indústria automobilística no rompimento das relações com o atual sistema que controla o setor de transporte de veículos novos. No documento enviado à Justiça, a montadora revela o conluio formado por transportadoras e cegonheiros de São Paulo para pressionar a VW a desistir da contratação de novos transportadores “com melhores condições técnicas e financeiras”.

Traída em várias oportunidades por seus operadores de logística, Tegma, Transauto, Brazul, Transzero e Dacunha (as três últimas do grupo Sada) e sindicato dos cegonheiros, a montadora anuncia que irá romper com os atuais contratos:

“Ressalte-se mais uma vez, que o descumprimento contratual das corrés, prestadoras de serviços de logística e de transporte de veículos não é objeto desta demanda, mas sim de demanda a ser instaurada no juízo competente.”

Para a Volkswagen, o expediente combatido no pedido de liminar concedido pela Justiça, “não é inédito”.

“Já foi abusivamente utilizado, por exemplo, em julho de 2015, quando as rés Brazul, Tegma, Transauto eTranszero, com o auxílio dos cegonheiros, paralisaram os seus serviços de transporte de veículos como represália à tentativa da VW de contratação de uma única empresa para lhe prestar os mesmos serviços.”

Na extensa petição entregue à Justiça, cuja íntegra o Portal Livre Concorrência teve acesso com exclusividade, a montadora ressalta que “sendo as corrés Tegma, Transauto, Brazul, Transzero e Dacunha, as atuais prestadoras de serviço de logística e transporte de veículos novos da VW, é evidente a sua atuação na paralisação, com o fito, mais uma vez, de pressionar a VW a não realizar o processo seletivo para contratar novos prestadores de serviço com melhores condições técnicas e financeiras”.

Cartel identificado
Para justificar a afirmativa, a montadora diz que “corrobora tal participação o fato de terem sido identificados, dentre aqueles utilizados para bloquear a planta da VW, veículos de cegonheiros comumente subcontratados pelas empresas corrés”.

Condutas abusivas
Montadora revela o objetivo do cartel:

“O plano das rés e dos cegonheiros a elas associados é pressionar a VW a desistir do processo de seleção de novos prestadores de serviço de transporte de veículos para, assim, não ter mais que se submeter às condutas abusivas aqui narradas. E isso não pode ser permitido. Não é aceitável que a VW, periodicamente, assista perplexa ao bloqueio de acesso de sua propriedade à via pública pelas rés e os cegonheiros a elas associados, suportando as consequências nefastas da paralisação de suas atividades.”

A Volkswagen diz ainda que menos de um ano depois da última suspensão dos serviços, nova paralisação das atividades das corrés e dos cegonheiros ocorreu, desta feita para pressionar a VW a aceitar o valor de reajuste proposto para os fretes contratados, bem como obrigá-la a manter os contatos vigentes.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Montadora denuncia conluio entre empresas e cegonheiros para impedir a livre concorrência"

  1. Sergio Ramos disse:

    Isso, é uma vergonha. Por que já não contratam outro prestador para executar o serviço.
    É sempre assim, o prejudicado é sempre o comprador que já pagou pelo veiculo e ainda não recebeu.
    Parabéns VW, dessa vez vc se superou, apesar de todas as vezes que os cegonheiros já fizeram isso, vcs ainda não tomaram nenhuma atitude…..
    VW e Brasil devem dar as mãos, pois são dois lixos.

Os comentários estão encerrados