
Marcas subordinadas à organização criminosa que domina o transporte de veículos novos no país repassaram aos consumidores ágio de R$ 2,7 bilhões embutido nos fretes.
Em 2020, as transportadoras independentes faturaram R$ 385,7 milhões. Ao todo, caminhões-cegonha dessas empresas embarcaram 147.343 veículos e comerciais leves comercializados no mercado interno entre janeiro e dezembro de 2020. Caso as cargas acima tivessem sido transportadas pelo cartel dos cegonheiros, o custo para as montadoras passaria de R$ 385,7 milhões para R$ 634,9 milhões. Desse total, R$ 253,9 milhões iriam parar nos cofres do cartel por conta de ágio de 40% cobrado pela organização criminosa que controla mais de 90% dos fretes realizados no país.
Das 23 montadoras que mais venderam no ano passado, apenas quatro marcas (Caoa/Chery, Caoa/Anápolis, Kia e Troller) não usaram os serviços prestados por empresas ligadas ao cartel dos cegonheiros. A Hyundai também prefere os serviços das transportadoras independentes. Apenas 30% dos veículos fabricados na planta da indústria coreana instalada em Piracicaba (SP) foi escoada por meio de empresas vinculadas ao cartel.
Para estimar o aumento do custo do frete no exemplo acima, o site Livre Concorrência aplicou a equação desenvolvida pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar o prejuízo imposto pelo cartel aos consumidores. O ágio de 40%, segundo levantamento da Polícia Federal no âmbito da Operação Pacto, decorre da falta de concorrência no setor.
Em 2020, o cartel dos cegonheiros acumulou em ágio R$ 2,7 bilhões. O valor é cobrado das montadoras e repassado integralmente aos consumidores de carros zero-quilômetro. Ao todo, as poucas empresas que controlam o setor receberem da indústria automotiva R$ 6,9 bilhões de janeiro a dezembro do ano passado.
É MEUS AMIGOS NÃO VINCULADOS A ESSE CARTEL CRIMINOSO.
COMO PODEM AS MONTADORAS AINDA ESTAREM AGINDO EM PROL DELES, QUE SÓ SURRATEIAM OS CONSUMIDORES FINAIS, QUANDO ADQUIREM SEUS VEÍCULOS NOVOS ENTÃO PRODUZIDOS, NÃO É MESMO?
NÃO ENTENDO AINDA O PORQUE ESSAS EMPRESAS COLIGADAS AINDA POSSUÍREM SEUS ALVARÁS DE FUNCIONAMENTOS, ATÉ OS DIAS DE HOJE!
FATOS COMO ESSES, DEVEM SER DEFINITIVAMENTE BANIDOS DE NOSSO PAÍS E OS SINDICATOS AO CARTEL VINCULADOS, TAMBÉM DEVEM SER FECHADOS POR ORDENS JUDICIAIS, IMEDIATAMENTE!
TODA ESSA ROUBALHEIRA TAMBÉM DEVEM SER RESSARCIDAS AOS COFRES PÚBLICOS!
OS RESPONSÁVEIS POR ESSA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA TAMBÉM DEVERIAM ESTAR ATRÁS DAS GRADES, HÁ MUITO TEMPO!
CHEGA DE CORRUPÇÕES NESSE NOSSO BRASIL!
PONTO FINAL PRA ELES!
DOA A QUEM DOER!