MPF e Ministério da Economia firmam acordo de cooperação em ações para a promoção da concorrência

O Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia (Seae) firmaram acordo de cooperação técnica para facilitar o intercâmbio e a colaboração mútua em ações de promoção da concorrência. O documento foi assinado no início do mês, após articulação da Câmara de Ordem Econômica e Consumidor, departamento especializado do MPF.

Além de melhorar a comunicação entre os órgãos, o acordo prevê o compartilhamento de informações, documentos, trabalhos e estudos técnicos sobre o tema, ressalvado o sigilo de materiais confidenciais. As ações a serem realizadas serão definidas no início de cada ano, a fim de garantir o planejamento das instituições.

Os trabalhos e estudos técnicos abordarão temas relacionados à atuação da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, entre eles a regulação em setores de infraestrutura (transportes, energia e telecomunicações), saúde suplementar, sistema financeiro, mercado de capitais, tecnologias da informação e comunicação.

Também serão foco de análise a promoção da concorrência em setores regulados e o impacto concorrencial de medidas em discussão no âmbito de fóruns negociadores relativos às atividades de alteração tarifária, ao acesso ao mercado e à defesa comercial. (Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República)

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen