Na Europa, Sada e Tegma seriam investigadas e condenadas por formação de cartel

O cartel formado no Brasil pelos grupos Sada e Tegma teria outro destino se operasse na Europa. Juntas concentram mais de 95% do transporte de veículos novos no País – um mercado bilionário. Enquanto aqui as duas empresas prosperam sob o olhar desatento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na Europa os órgãos antitruste punem severamente transportadoras que afrontam os princípios da livre concorrência.

No início desta semana, a Comissão Europeia condenou transportadoras marítimas a pagar multa de 395 milhões de euros. A pena refere-se à formação de cartel.

Quatro companhias foram punidas: a chilena CSAV, as japonesas K Line, MOL e NYK, além da WWL-EUKOR, da Noruega e da Suécia. Uma quinta operadora livrou-se de multa de 203 milhões de euros ao entregar o cartel.

Segundo comunicado da Comissão Europeia, o cartel agia com o objetivo de alinhar preço dos fretes e dividir os clientes. O esquema, segundo o órgão antitruste europeu, funcionou por seis anos, entre outubro de 2006 e setembro de 2012:

“Durante quase seis anos, os responsáveis de vendas destas empresas reuniram-se nos escritórios de uns e outros, em bares, restaurantes e até em ocasiões sociais. Houve também contacto regular através de via telefónica. Nessas discussões, as cinco companhias marítimas coordenaram preços, dividiram e distribuíram clientes entre elas e trocaram informação comercial sensível que as ajudou a concertar os preços.”

Em vez de competirem, ajudaram-se umas às outras em determinadas rotas ou face a certos clientes, ao fixarem preços elevados deliberadamente. Após o julgamento, a comissária pela Competição na UE, Margrethe Vestager, ressaltou:

“Não será tolerado o comportamento contrário à concorrência, que afeta consumidores e indústrias.”

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen