Nona edição do Seminário de Economia e Defesa da Concorrência acontece nesta quarta-feira

Durante o evento, será conhecida a análise econômica nas decisões das autoridades da concorrência em países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Encontro será de forma híbrida e acontecerá na capital federal.

De Brasília

Nesta quarta-feira (30), com início programado para às 10h30min, o Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizará mais uma edição do Seminário de Economia e Defesa da Concorrência. O evento, em formato híbrido, acontecerá no plenário da autoridade antitruste com transmissão on-line.

Na edição do seminário, será realizada uma análise econômica nas decisões das autoridades da concorrência em países que compõem o Brics e haverá a apresentação do artigo “Economic Analysis in the decisions of Competition Authorities in Brazil, Russia, India and South Africa”.

Os autores Svetlana Golovanova e Eduardo Pontual buscam, em seu estudo, medir os padrões legais aplicados pelas autoridades de concorrência em casos antitruste nos principais países em desenvolvimento: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O resultado da pesquisa será revelado durante a conferência que acontecerá em inglês.

O seminário é aberto aos servidores e colaboradores do Cade, gestores públicos, acadêmicos, estudantes, advogados e demais interessados. O evento poderá ser acompanhado presencialmente ou pela plataforma Zoom, com o link a ser enviado mediante a inscrição e as inscrições podem ser feitas, até as 9h, desta quarta-feira.

O DEE foi criado em 2009, por meio da Resolução Cade nº 53/2009, como uma estrutura de assessoria da Presidência e do plenário do Cade. Compete à unidade elaborar estudos e pareceres econômicos, de ofício ou por solicitação do plenário do Tribunal, do presidente, do conselheiro-relator ou do superintendente-geral, zelando pelo rigor e pela atualização técnica e científica das decisões do Cade.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Cade)

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen