
A imprensa nacional, normalmente alheia às investigações e aos processos envolvendo o cartel dos cegonheiros, deu grande destaque à Operação Pacto. O fato saiu em sites, jornais impressos, rádios, telejornais e até em agência internacional de notícias.
Alguns dos meios de comunicação de maior expressão no Brasil divulgaram notícias da força-tarefa que cumpriu mandados de busca e apreensão em sedes de quatro transportadoras e de um sindicato patronal.
O telejornal da Globo em São Paulo, o Bom Dia SP (foto de abertura), usou a seguinte manchete:
“PF de SP faz operação contra cartel de ‘cegonheiros’ no transporte de veículos novos.
Em frente à sede da Polícia Federal na Lapa, a repórter Adriana Perroni informou:
“Segundo as investigações, essas empresas [alvos da Operação Pacto] combinavam o valor do frete e elas também dividiam o mercado em todo o país. Com isso, eliminavam a livre concorrência e conseguiam estipular valor mais alto do frete. Acabavam, inclusive, afetando o valor final do veículos zero-quilômetro. “
Ela concluiu:
“O frete pesa bastante no valor final desses veículos [os zero-quilômetro]. Só para a gente terminar aqui, os envolvidos nesse esquema vão responder por crime contra a ordem econômica e organização criminosa. As penas somadas vão a 13 anos de prisão.”
O Valor Econômico, maior jornal de economia do país, noticiou:
“Busca e apreensão na Tegma é parte de operação que investiga cegonheiros.”
O texto esclareceu:
“Cerca de 60 policiais cumpriram dez mandados de buscas e apreensão em Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Serra (ES), Betim (MG) e Simões Filho (BA). Na Tegma, a busca de documentos durou quase toda a manhã.”
A agência internacional de notícias Reuters publicou:
“Tegma é alvo de investigação da PF sobre formação de cartel, ação chega a cair mais de 14%.”
A rádio Jovem Pan noticiou:
“ PF deflagra operação contra cartel de ‘cegonheiros’ no transporte de veículos.”
Vale destacar o fato publicado pela imprensa mineira. O maior e mais importante jornal de Minas de Minas Gerais escreveu:
“PF e Promotoria deflagram Operação Pacto contra cartel de cegonheiros”.
O site do jornal Hoje em Dia valorizou a cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como um dos cinco municípios onde a Operação Pacto ocorreu. O título da matéria ficou assim:
“Betim é alvo de operação da PF contra cartel dos cegonheiros”
Já está na hora das autoridades competentes colocarem ordem no setor de transportes de veiculos haja visto que TEGMA E SADA EMPRESAS QUE COMPÕE O CARTEL DOS CEGONHEIROS JUNTO COM SINDICATOS QUE SE ACHAM ACIMA DA LEI MONOPOLIZAM O SETOR E PREJUDICAM TRABALHADORES E NO FINAL DA LINHA CONSUMIDORES QUE PAGAM ABSURDO NO VALOR FINAL DO PREÇO DO VEICULO
PARABÉNS POR SUA COLOCAÇÃO, SR. JORGE FRANCISCO. VC ESTÁ CERTÍSSIMO.
ESSAS EMPRESAS QUE FAZEM PARTE INTEGRANTE DESSE CARTEL CRIMINOSO, DEVERIAM HÁ MUITO TEMPO, TEREM SEUS ALVARÁS DE FUNCIONAMENTO CASSADOS E OS SINDICATOS QUE COMPÕEM ESSA FACÇÃO CRIMINOSA, TAMBÉM DEVERIAM SER EXTINTOS DE NOSSO PAÍS, POIS SÓ ASSIM, OS PREÇOS DOS VEÍCULOS ZERO KM, TENDERIAM A CAIR DE PREÇO.
A JUSTIÇA DO BRASIL PRECISA ATUAR IMEDIATAMENTE, PARA QUE ESSE CARTEL E SEUS LÍDERES SEJAM SERIAMENTE PUNIDOS, NA FORMA DAS LEIS CONSTITUCIONAIS!
DE QUE ADIANTA A OPERAÇÃO PACTO ATUAR COM LEGITIMIDADE, SE AS EMPRESAS CONTINUAM ATUANDO ATÉ OS DIAS DE HOJE? NÃO É MESMO?
AGORA, SÓ NOS RESTA AGUARDAR AS SENTENÇAS FINAIS!
PRA FRENTE BRASIL!
HOJE SOB NOVA DIREÇÃO!