Polícia Federal conclui inquérito sobre a venda de registros sindicais no Ministério do Trabalho. Organização criminosa contava com a participação de 39 pessoas

A partir de revelações e provas reunidas pelo presidente dos Sindicatos dos Cegonheiros de Goiás (Sintrave-GO), Afonso de Rodrigues Carvalho, a Polícia Federal começou a investigar, há mais de um ano, a venda de registros sindicais no Ministério do Trabalho. Na terça-feira (21), a PF concluiu o relatório final da Operação Registro Espúrio, deflagrada em maio.

Segundo o inquérito, revelado pelo jornal O Globo, 39 pessoas integravam uma organização criminosa com o objetivo de aprovar registros mediante pagamento de propina de interessados em legalizar a situação de entidades sindicais.

Outros crimes apontados pela investigação, como os de corrupção, serão apurados em inquéritos derivados da Operação Registro Espúrio.

Entre os apontados pela PF de integraram a organização criminosa estão:
– Helton Yomura, ex-ministro do Trabalho. Ele é apontado pelos investigadores de ser testa-ferro da deputada Cristiane Brasil.
– Cristiane Brasil, deputada federal (PTB-RJ)
– Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e pai de Cristiane
– Paulinho da Força, deputado federal (SD-SP)
– Jovair Arantes, deputado federal (PTB-GO)
– Wilson Filho, deputado federal (PTB-PB)
– Nelson Marquezelli, deputado federal (PTB-SP)

Em nota, todos os envolvidos negaram participação no esquema. Com a conclusão do inquérito, a Procuradoria-Geral da República poderá oferecer denúncia se entender que os indícios justificam a responsabilização criminal dos apontados como responsáveis. Se a PGR denunciar e a Justiça aceitar a denúncia, eles viram réus em ação penal.

 

Crédito da foto: Divulgação/Polícia Federal

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen