Político do PMDB não vê irregularidade

O deputado federal Jones Martins (PMDB-RS) não vê qualquer ilegalidade ou irregularidade na contratação da empresa dele como agregada da Bonança. Na eleição de 2014, Jones conquistou a terceira suplência do PMDB do Rio Grande do Sul para uma cadeira na Câmara dos Deputados. Hoje ele ocupa o cargo de deputado federal no lugar de Osmar Terra – nomeado ministro na pasta de Desenvolvimento Social e Agrário no governo do presidente Michel Temer.

Jones-e-Alba_site

Deputado Jones (à esquerda)  e o prefeito Marco Alba, ambos do PMDB. O primeiro é carreteiro. O segundo, cegonheiro.

O político, advogado e agora empresário do setor de transportes já tem um caminhão operando na Bonança. Por enquanto, faz fretes de máquinas pesadas. A empresa do parlamentar chama-se Senoj Transportes, o seu primeiro nome escrito ao contrário.

“Esse é um negócio como outro qualquer. Isso é um investimento que estou fazendo com meu irmão de sócio. E se mais adiante aparecer uma oportunidade para entrar no segmento das cegonhas, entrarei.”

Jones Martins, deputado federal

Cheque sem fundo
Ele afirma que sua amizade com o presidente do Sintravers, Jefferson de Souza Casagrande (o Bolinha), vem desde a eleição de 2008. Disse querer distância das denúncias de carterlização no setor. Contudo, ciceroneou o presidente do Sintravers em gabinetes de autoridades em Brasília, no início do ano. Estavam acompanhados do jornalista José Barrionuevo, contratado para “melhorar a imagem dos cegonheiros”. A campanha não evoluiu porque o jornalista recebeu, como parte do pagamento, cheques sem fundos. Martins chegou a pedir para que seu nome fosse “aliviado” no noticiário.

Carreteiro e cegonheiro sob a mesma legenda
Martins também é colega de partido do prefeito de Gravataí, Marco Alba. O município da Região Metropolitana de Porto Alegre abriga a sede da planta da GM no Rio Grande do Sul. Alba, além de politico, possui três caminhões-cegonha transportando veículos produzidos pela GM.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen