Procon de Santa Rita alerta para prática abusiva de bancos ao condicionar empréstimos à contratação de outros serviços

A venda casada é uma prática ilegal e prejudicial aos consumidores, uma vez que limita a liberdade de escolha e impõe a contratação de produtos e serviços desnecessários.

Da Paraíba

O alerta vale para o município de Santa Rita e para todo o Brasil. O Procon da cidade paraibana alerta aos consumidores sobre a prática abusiva de venda casada para concessão de empréstimos ou financiamentos. Nos últimos dias, o órgão tem recebido denúncias de consumidores que estão sendo pressionados por bancos a contratar seguros, cartões de crédito e até títulos de capitalização como condição para a obtenção desses serviços, inclusive com a promessa de processos acelerados e juros mais baixos.

O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, esclareceu que a venda casada é uma prática abusiva, caracterizada quando o fornecedor exige a aquisição de bens ou serviços adicionais como condição para a compra de um produto ou serviço específico.

Ele acrescentou:

“É importante ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu Artigo 39, inciso I, proíbe expressamente essa prática, afirmando que é vedado ao fornecedor condicionar o fornecimento de um produto ou serviço à aquisição de outro. Essas são práticas totalmente condenáveis, que devem ser não apenas rejeitadas pelos consumidores, mas também denunciadas às autoridades competentes.”

O Procon orienta os consumidores santa-ritenses que se sentirem constrangidos com tais exigências a entrarem em contato com a autarquia, a fim de que as medidas necessárias sejam tomadas. É fundamental que os consumidores estejam cientes de seus direitos e não se sujeitem a pressões indevidas por parte das instituições financeiras.

A venda casada é uma prática ilegal e prejudicial aos consumidores, uma vez que limita a liberdade de escolha e impõe a contratação de produtos e serviços desnecessários. O Procon de Santa Rita está empenhado em combater essa prática abusiva e assegurar o respeito aos direitos dos consumidores da região.

Imagem de Kris por Pixabay.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen