Procon-MG multa Banco Pan por descumprimento de bloqueio de telemarketing

Multa de quase R$ 700 mil foi aplicada após fiscalização do órgão comprovar a prática de marketing direto ativo, de forma repetida, para números bloqueados.

De Minas Gerais

O Procon-MG aplicou multa de quase R$ 700 mil ao Banco Pan S/A em razão de descumprimento do Sistema de Bloqueio de Telemarketing de Minas Gerais. A decisão administrativa do órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) concluiu que, com base nos relatos de diversas reclamações, a lista antimarketing tem sido desrespeitada de forma reiterada pela instituição financeira, o que configura lesão a uma coletividade de consumidores.

No Sistema de Bloqueio de Telemarketing de Minas Gerais, que é mantido e gerenciado pelo Procon-MG, consta uma lista com números de telefones de consumidores que se cadastraram para não receber ligações e mensagens de texto com conteúdos de marketing direto.

Para apurar os casos foi instaurado processo administrativo no Procon-MG, por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte. Fiscalização realizada por agentes do órgão comprovou que a empresa praticou marketing direto ativo, de forma repetida, para números bloqueados, importunando os consumidores e violando a legislação que disciplina esse assunto (Resolução PGJ nº 14/2019 e Lei Estadual nº 19.095/2010).

Em sua defesa, o Banco Pan alegou que segue o protocolo de forma estrita e “encaminha aos seus correspondentes as listas atualizadas em que constam números de telefones que não devem receber qualquer tipo de ligação”.

Ainda segundo o Procon-MG, a atitude da empresa “se vale de sua condição de superioridade econômica, causando, consequentemente, prejuízo ao consumidor”. A multa deverá ser paga ao Fundo Estadual de Proteção de Defesa ao Consumidor (FEPDC). A empresa ainda pode recorrer.

Image de Ernesto Eslava / Pixabay.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen