Procon Tocantins autua Caixa Econômica por demora no atendimento

O caso ocorreu no estado de Tocantins, após o órgão de defesa do consumidor receber denúncia sobre atraso de mais de uma hora e meia além do tempo previsto em lei para atendimento aos clientes.

Do Tocantins

A equipe de fiscalização do Procon Tocantins (TO) autuou a agência da Caixa Econômica em Colinas do Tocantins por exceder o tempo previsto para atendimento aos clientes em quase uma hora e meia a mais do que o previsto pela legislação vigente em dias normais. A demora registrada pelos fiscais chegou a atingir uma hora e 47 minutos. O prazo máximo definido é de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados.

A instituição bancária tem até 20 dias para apresentar sua defesa ao Procon Tocantins. De acordo com a Lei Estadual nº 3454/2019, as instituições financeiras – como agências bancárias, cooperativas de crédito, casas lotéricas, correspondentes bancários, postos de atendimento bancário e agências dos correios situados no âmbito do Estado do Tocantins – devem disponibilizar pessoal suficiente e necessário no setor de caixas, de forma a garantir um atendimento em tempo razoável.

O superintendente do Procon Rafael Pereira Parente destaca:

“Estamos comprometidos em zelar pelos direitos dos consumidores, garantindo que recebam um atendimento de qualidade e dentro dos prazos cumpridos por lei.”

O diretor de Fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, ressalta a importância de o consumidor usar os canais de atendimento e denúncia do órgão:

“Orientamos sempre que o consumidor busque primeiramente entendimento com a empresa, mas não havendo solução ou ainda nos casos em que claramente há o descumprimento da lei, o Procon pode ser acionado pelos canais de denúncias 151 e 99216-6840.”

Por meio de nota, “a Caixa reforça que são valores essenciais do banco o respeito nas relações entre seus empregados e o público bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários”.

Sobre o funcionamento da agência autuada, o texto acrescente:

“Agência Colinas do Tocantins (TO) funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, e inicia a recepção qualificada dos clientes uma hora antes da abertura para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas e orientação sobre serviços e canais de atendimento Caixa. Todos os clientes que chegam até as 15h são atendidos no mesmo dia.”

A nota informa ainda que os clientes que necessitem de atendimento presencial contam com duas lotéricas e duas correspondentes Caixa Aqui (CCA) nas proximidades.

Foto: Ascom Procon Tocantins/Governo do Tocantins

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen