Projeto que permite rescisão de contrato sem multa por má qualidade é aprovado

A proposta foi aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. A medida atinge os serviços de telecomunicações, responsáveis por grande parte das reclamações aos órgãos de defesa do consumidor.

De Brasília

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (30), proposta que permite ao cliente a rescisão de contrato, sem ônus e a qualquer tempo, quando houver a inadequada prestação de serviço continuado de telecomunicações. Eventuais infratores estarão sujeitos às sanções legais. A informação foi divulgada pela Agência Câmara de Notícias. Foi aprovado o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), para o projeto de lei 4751/19, do ex-deputado Sebastião Oliveira (PE).

De acordo com o relator, os serviços de telecomunicações concentram boa parte das reclamações aos órgãos de defesa do consumidor.

O parlamentar ressalta:

“É necessário harmonizar a defesa do consumidor com os princípios da livre concorrência e com o equilíbrio nas relações. As pessoas se sentem constantemente frustradas com a falta de correspondência entre o serviço prestado e aquele ofertado ou contratado.

Pelo substitutivo, a atualização de aparelhos de telecomunicações fornecidos em comodato será de responsabilidade dos prestadores de serviço, proibida a cobrança de taxas. Além disso, no caso da internet, o serviço deverá obedecer aos requisitos mínimos de qualidade e velocidade definidos por órgão regulador.

O substitutivo aprovado acabou reduzindo o escopo da proposta, já que a versão apresentada pelo ex-deputado estendia regras similares para os planos de saúde e para os serviços de energia elétrica, gás, água e esgoto e quaisquer outros prestados de forma contínua nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Tramitação – A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Comunicação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen