Prosegur, Protege e Brink’s serão investigadas por cartel

Inquérito Administrativo vai apurar fraudes de licitações de bancos públicos e infração à ordem econômica

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou no dia 30 de junho um Inquérito Administrativo para investigar formação de cartel por parte das três maiores transportadoras de valores do Brasil – Prosegur, Brinks, e Protege – em licitações de bancos públicos. A suspeita é que elas tenham agido em conluio coordenado para dificultar a concorrência, com infrações à ordem econômica.

O processo tem natureza sigilosa e de acordo com a apuração, quando outras empresas não participavam do certame, inexistiam sinais de competitividade entre Brinks, Protege e Prosegur, tanto em número de lances como em preços apresentados – conduta diversa das situações em que outros atores ingressavam na disputa.

Esse quadro, inclusive, já foi objeto de investigação no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU), que, em oportunidades anteriores, comunicou ao Cade as suspeitas da ocorrência de cartel no setor de transporte de valores.

Prosegur, Brinks e Protege já respondem a outros procedimentos no Cade. Um deles, aberto no fim de 2020, ainda em apuração, investiga a atuação coordenada dessas empresas que teria como estratégia, para minar a concorrência, a aquisição de empresas regionais.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Prosegur, Protege e Brink’s serão investigadas por cartel"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    QUE COISA LAMENTÁVEL É ESSA QUE OCORRE EM NOSSO PAÍS!
    COMO PODEM ESSAS EMPRESAS ATUAREM POR TANTOS ANOS, NESSE MERCADO VALIOSO, CAUSANDO TANTOS DANOS A NOSSA NAÇÃO, NÃO É MESMO?
    TODOS OS CARTÉIS JÁ DEFLAGRADOS NO BRASIL, SEJAM ELES QUAIS FOREM, DEVERIAM SER SUMARIAMENTE EXTINTOS, POR ORDENS JUDICIAIS!
    NOS DEMAIS PAÍSES DO PLANETA, ESSAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, NEM SE QUER SE ATREVEM A ATUAR, POIS AS LEIS CONSTITUCIONAIS DELES, JAMAIS PERMITIRIAM ISSO! QUERO CRER!
    AQUI, AS NOSSAS LEIS, TEM SIDO CONSTANTEMENTE VIOLADAS E, MUITAS FACÇÕES DESSA FORMA, ATÉ MESMO EM OUTROS SEGMENTOS, COMO O CARTEL DOS CEGONHEIROS, POR EXEMPLO, AINDA ATUAM CAUSANDO DANOS A NOSSA NAÇÃO, HÁ MAIS DE 20 ANOS!
    SALVEM NOSSO BRASIL, SRS. JURISTAS! CONTAMOS COM OS VOSSAS EXCELÊNCIAS, IMEDIATAMENTE!
    ATÉ NA POLÍTICA, EXISTEM CRIMINOSOS ATUANDO POR AQUI E, QUERENDO VOLTAREM A COMANDAR O NOSSO BRASIL, PARA VOLTAREM A NOS ROUBAR!
    COISA LAMENTÁVEL!
    CUMPRAM-SE AS LEIS! DOA A QUEM DOER!

Os comentários estão encerrados