Relator aprova reserva mínima para transporte de veículos novos

O Projeto de Lei 6.727/16, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota, recebeu parecer favorável na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (Cdeics). A proposta torna obrigatória a contratação de operadores logísticos locais para escoar a produção de montadoras beneficiadas com incentivos fiscais ou recursos públicos.

O teor do PL foi acatado pelo relator Adail Carneiro (PP-CE), em 29 de junho. O deputado cearense votou pela aprovação do projeto, após sugerir ajustes na forma de substitutivo. Em seu voto, o relator considerou que a reserva mínima a ser destinada a operadores logísticos locais seja ajustada de 50% para 30%.

O parlamentar também estendeu a reserva a transportadoras subcontratadas. O objetivo é evitar que operadoras logísticas locais subcontratem serviços de empresas domiciliadas em outras unidades da Federação.

Confira a íntegra do voto do relator

Desenvolvimento econômico local
Carneiro qualificou o PL 6.727/16 de “nobre proposta”. E justificou:

 “O governo, ao conceder isenções, renuncia receitas que lhe possibilitariam realizar a atividade estatal. Por essa razão, o governo espera contrapartidas do beneficiário, como reforçar a economia local e não dispensar empregados. O projeto em discussão busca beneficiar a cadeia de transportes do local da produção.”

Para o relator, o incentivo à contratação de prestadores de serviço locais permitirá que parte da receita auferida pela indústria ali estabelecida fique na própria comunidade, permitindo, dessa forma, o desenvolvimento econômico da localidade.

A proposta ainda deve ser analisada pela comissão de Viação e Transportes e, por último, pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto do deputado Adail Carneiro
Crédito: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen