Representantes de órgão chinês de defesa da concorrência visitam Cade

O conhecimento brasileiro em acordos de leniência e a necessidade de reforçar a troca de experiências na área antitruste entre as agências foram alguns dos temas abordados na reunião.

O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, recebeu, na quinta-feira (10), representantes da Shanghai Administration for Market Regulation (SHAMR), instituição regional chinesa para a defesa da concorrência. A comitiva visitou o principal órgão antitruste brasileiro com o intuito de conhecer a metodologia da instituição no combate a práticas anticoncorrenciais.

O conhecimento brasileiro em acordos de leniência e a necessidade de reforçar a troca de experiências na área antitruste entre as agências foram alguns dos temas abordados na reunião. As semelhanças e diferenças entre as nações também foram objeto de discussão. Dentre as semelhanças, foram abordados os desafios do combate a condutas anticompetitivas em países de grande extensão territorial. Já nas diferenças, foi mencionado o fato de que, na China, as autoridades antitruste são definidas por províncias, além da autarquia nacional.

No encontro, Alexandre Barreto apresentou ao grupo estrangeiro o funcionamento do Cade, enquanto o conselheiro Gustavo Augusto falou sobre as atribuições do Tribunal da autarquia. Por sua vez, o economista-chefe adjunto, Ricardo Medeiros, abordou o papel do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) na instrução e análise de processos administrativos relacionados a atos de concentração.

Outros representantes do Cade participaram da reunião, dentre eles a superintendente-adjunta Fernanda Machado; o chefe de gabinete da Superintendência-Geral, Lucas Barrios; o coordenador-geral de Análise Antitruste Felipe Mundim e a chefe da Assessoria Internacional, Bruna de Queiroz.Já a China esteve representada pelo diretor-geral da SAMR, TaoYonghua, pelo diretor-geral da Shanghai’s Pudong New Area Administration for Market Regulation, ZhangLi, e pelos diretores do Shanghai Municipal Administration for Market Regulation (SHAMR), WangZheng, PanYijun e LiYingmin, além da funcionária LiYingmin.  (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Cade.)

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Representantes de órgão chinês de defesa da concorrência visitam Cade"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    PREZADOS AMIGOS LEITORES DESSE BRILHANTE PORTAL.
    INFELIZMENTE, NÃO CONFIO NESSA NAÇÃO CHINESA, POIS ELES SÃO TERRIVELMENTE COMUNISTAS, PELO MEU CONHECIMENTO.
    DESSA FORMA, NÃO APROVO QUE ELES TENHAM PODERES PARA ADENTRAREM EM NOSSA NAÇÃO, POR QUAISQUER FORMAS.
    NADA MAIS A COMENTAR!

Os comentários estão encerrados