Representantes do governo federal, transportadores e parlamentares defendem medidas para ampliar segurança em ferrovias

Os roubos não são frequentes, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Ainda assim as duas entidades pediram maior cooperação entre polícias e segurança privada, principalmente na Baixada Santista. As invasões, inclusive com moradias instaladas nos trechos próximos às ferrovias, são os maiores problemas.

De Brasília

Representantes do governo e de transportadores defenderam nessa terça-feira (4), na Câmara dos Deputados, um novo marco legal para faixas de domínio das ferrovias, prevendo até o cercamento, a fim de garantir a segurança das cargas.

Faixa de domínio é a porção de terreno ao longo da ferrovia, com pelo menos 15 metros de cada lado, a partir dos trilhos. Hoje, estão em vigor os limites definidos entre meados do século 19, no Império, e as primeiras décadas do século 20.

O debate, realizado pela Comissão de Viação e Transportes, foi proposto pelo deputado Nicoletti (União-RR). Ele ressaltou:

“As ferrovias federais representam hoje 17% do transporte de cargas, e precisamos cuidar da segurança.”

Os roubos não são frequentes, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). As duas entidades pediram, no entanto, maior cooperação entre polícias e segurança privada.

Baixada Santista
“A audiência pública evidenciou como problemática essa questão da faixa de domínio, porque nos centros urbanos temos muitas invasões, inclusive com moradias instaladas nos trechos próximos às ferrovias”
, comentou Nicoletti.

O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, alertou:

“A Baixada Santista, em São Paulo, merece atenção especial. Um trem com carga agrícola ou de alto valor corre risco de assalto ao parar no acesso ao porto de Santos.”

Segundo o secretário de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, técnicos já estudam novos limites para as faixas de domínio, considerando as comunidades locais e as atividades econômicas das ferrovias. (Com informações da Agência Câmara de Notícias.)

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