Seis suspeitos de incendiar veículos em pátio da Sada foram presos em operação realizada em três estados

Segundo investigadores, o incêndio foi executado por organização criminosa que estava interessada em usar a logística dos caminhões-cegonha para lavar dinheiro e traficar drogas.

Um ano após incêndio criminoso ter destruído 74 veículos no pátio da Sada em Goiana (PE) – alguns usados, como registra as fotos de abertura -, seis suspeitos foram presos em ação que envolveu mais de 30 agentes das polícias civis de três estados (Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais). Ao todo, foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Goiana (PE) oito mandados de prisão preventiva, dos quais seis foram cumpridos, e nove mandados de busca e apreensão domiciliar (cumpridos integralmente). O nome dos presos não foi divulgado.

Em 12 meses de investigação, a força-tarefa coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco apurou os seguintes crimes: organização criminosa armada, incêndio qualificado, dano qualificado e explosões, além de outros crimes correlatos à ação dos incendiários.

A queima dos veículos, segundo os investigadores, foi cometida por organização criminosa que estava interessada em usar a logística dos caminhões-cegonha para lavar dinheiro e traficar drogas, principalmente maconha e cocaína. O objetivo dos bandidos era pressionar e desestabilizar a transportadora Sada, para que pudessem assumir os fretes da montadora Jeep, conforme conclusão dos investigadores.

Na noite de 17 de outubro de 2020, os criminosos usaram vários artefatos – compostos por duas garrafas PET cheias de gasolina, amarradas a uma esponja e interligados por uma corda. Esponja e cordas encharcadas de gasolina. Essa espécie de pavio improvisado conectou os artefatos ao tanque de combustível dos caminhões-cegonha. Quando o fogo atingia o compartimento cheio de diesel deflagrava uma explosão.

A Polícia Civil pernambucana não se manifestou ainda sobre possível ligação da ação desenvolvida nesta quinta-feira (21), com a prisão em flagrante, por parte do Denarc de Cubatão (SP), de um cegonheiro que transportava veículos da marca Fiat com o caminhão-cegonha ostentando a logomarca da Sada (foto abaixo). Nos veículos transportados pela cegonha foram encontrados 127 quilos de maconha. Apreensão e prisão ocorreram na madrugada de 16 de outubro.

A imagem acima foi divulgada em redes sociais da Polícia Civil do estado de São Paulo com o texto abaixo.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Seis suspeitos de incendiar veículos em pátio da Sada foram presos em operação realizada em três estados"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    ESSA NARRATIVA QUE FOI DILIGENCIADA PELA POLÍCIA CIVIL DESSES ESTADOS, DEIXOU MUITO A DESEJAR.
    SERÁ QUE HOUVE ALGUMA DELAÇÃO? QUEM REALMENTE TERIA ENCHIDO OS VEÍCULOS ZERO KM, COM ESSAS DROGAS, JÁ QUE FORAM COLETADOS DIRETAMENTE DA MONTADORA?
    ESSES INCÊNDIOS FORAM PROVOCADOS EM 2020, POR QUÊ SÓ AGORA FOI CONSTATADO QUE SERIAM PARA DESQUALIFICAR A TRANSPORTADORA EM QUESTÃO?
    QUEM REALMENTE TERIA SIDO O MANDANTE DESSAS AÇÕES CRIMINOSAS?
    SE O CARRETEIRO FOI PRESO, ONDE ESTARIAM OS DEMAIS, NOS INCÊNDIOS CAUSADOS ÀS OUTRAS TRANSPORTADORAS COMO: GABARDO E TRANSILVA? FORAM TAMBÉM PARA DESARTICULAR A SADA?
    MUITAS FALHAS NESSAS INFORMAÇÕES, NÃO É MESMO?
    POR QUÊ NÃO INFORMARAM OS NOMES DOS DEMAIS CRIMINOSOS?
    O CARTEL DOS CEGONHEIROS EXISTE, E MANIPULA ESSAS OPERAÇÕES INCONSTITUCIONALMENTE HÁ VÁRIOS ANOS, NUNCA RESPEITANDO A LIVRE CONCORRÊNCIA, NOS PREÇOS DOS FRETES, E NINGUÉM DESSA FACÇÃO CRIMINOSA (CARTEL DOS CEGONHEIROS), FOI PRESO ATÉ OS DIAS DE HOJE. POR QUÊ?
    O MAIOR RESPONSÁVEL POR ESSAS AÇÕES CRIMINOSAS, DEVE ESTAR APLAUDINDO DE PÉ, POR MAIS ESSA PRÁTICA, POIS A TRANSPORTADORA SADA É LIDER DO CARTEL.
    PONTO FINAL!
    APUREM-SE AS REAIS DILIGÊNCIAS E, PUNAM A TODOS OS RESPONSÁVEIS. IMEDIATAMENTE!
    DOA A QUEM DOER!

Os comentários estão encerrados