Serviço de Informações ao Cidadão do Cade completa 10 anos

Em uma década, autarquia recebeu mais de 1,4 mil pedidos de informações. Tempo médio de resposta é de 8 dias, um dos mais céleres da Administração Pública. No SIC, o acesso à informação pública é a regra. Sigilo, a exceção.

O Serviço de Informações ao Cidadão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SIC/Cade), responsável por receber e gerenciar solicitações de informações e acesso a documentos públicos pela sociedade, completou uma década de atuação nessa quarta-feira (27).

A portaria que instituiu o serviço na autarquia foi publicada em 27 de abril de 2012, e está no bojo da Lei de Acesso à Informação, conhecida como LAI (Lei 12.527/2011), que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Passados 10 anos, o SIC no Cade já recebeu cerca de 1,4 mil pedidos de informações. Desses, mais de 99% foram respondidos e menos de 1% está em tramitação na autoridade antitruste, ainda dentro do prazo estabelecido na legislação. O tempo legal para resposta é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10. A média no Cade, contudo, é de oito dias, um dos mais céleres da Administração Pública.

De acordo com o painel da Controladoria-Geral da União (CGU), o Cade cumpre, em outra via, 80% dos itens de transparência ativa, por meio da disponibilização espontânea de informações públicas em seus canais oficiais. Para garantir maior lisura na condução de suas atividades cotidianas, a autarquia possibilita acesso, por exemplo, a trâmites públicos de processos, decisões proferidas pelo Conselho e relatórios anuais de gestão. Em relação à satisfação do usuário, em uma escala de zero a cinco, o Cade está avaliado com nota 4,5.

Durante a 195ª sessão de julgamento, realizada nesta quarta-feira, o presidente Alexandre Cordeiro celebrou os 10 anos do SIC/Cade e destacou o compromisso da autarquia em disponibilizar de forma ativa informações institucionais públicas:

“O Cade é uma das autoridades concorrenciais mais transparentes do mundo por, inclusive, ter as suas sessões públicas transmitidas ao vivo para quem quiser assistir.”

Funcionamento
O atendimento presencial do SIC/Cade é realizado no térreo do edifício sede da autarquia em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem interrupção para almoço. No site do Cade, para o cidadão solicitar informações, é só seguir os seguintes passos: no menu, acesse “Acesso à Informação” e, em seguida, clique em “Serviço de Informações ao Cidadão”.

Sigilo é exceção
A Lei 12.527/2011, além de instituir como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo somente a exceção, define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à Administração Pública pelos cidadãos.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Serviço de Informações ao Cidadão do Cade completa 10 anos"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    COMO UM CIDADÃO BRASILEIRO, QUE SEMPRE ZELOU PELA INTEGRIDADE MORAL DESSE NOSSO PAÍS, SÓ TENHO QUE PARABENIZAR ESSA ENTIDADE LÍCITA, QUE SEMPRE ATUOU E ATUA DE FORMA LEGÍTIMA, ATENDENDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SOB TODOS OS ASPECTOS LEGAIS!
    ESSE ÓRGÃO MERECE TODO MÁXIMO RESPEITO DE NOSSA SOCIEDADE!
    PARABÉNS A TODOS OS SEUS INTEGRANTES!
    PRA FRENTE BRASIL!

Os comentários estão encerrados