Sindicam utiliza representantes de outras categorias para bloquear Volkswagen

O Sindicato dos Rodoviários do ABC (Sintetra) aderiu ao cerco à montadora Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, e está auxiliando cegonheiros e líderes sindicais associados ao Sindicato dos Cegonheiros de São Paulo (Sinaceg- ex-Sindicam) a bloquear os portões dos pátios da empresa.

A exemplo do que acontece desde 29 de novembro, ao longo desta segunda-feira nenhum caminhão-cegonha foi visto entrando ou saindo dos pátios da montadora. Nos portões da avenida Maria Servidei Demarchi e da Rua Antônio Francisco Zanellato, no bairro Terra Nova, pequenos grupos de cegonheiros e integrantes do Sintetra impediam a entrada e saída de cegonhas, conforme mostra foto de abertura desta matéria.

Um manifestante explicou a razão do protesto, segundo o ponto de vista dele:

“A empresa quer tirar nosso trabalho e estamos aqui para mostrar que não vamos deixar isso acontecer.”

O bloqueio da Volks foi deflagrado por empresas e entidades ligadas ao cartel que controla o transporte de veículos novos no País. O objetivo é impedir a contratação de transportadoras que não participam do esquema de alinhamento de preços superfaturados dos fretes e das constantes violações aos princípios da livre concorrência.

O Sinaceg está no comando da manifestação, ao lado do ex-presidente da entidade Aliberto Alves. A ação orquestrada pela entidade paralisou o transporte das três unidades da Volkswagen. O Sinaceg não assume o comando da manifestacão porque está proibido por sentença condenatória da Justiça Federal de participar de mobilizações em todo o País.

Procurada novamente, a VW não se manifestou nesta segunda-feira. Por meio da assessoria de imprensa, na sexta-feira, preferiu repassar a informação: “As operações de transporte acontecem normalmente.”

Cobradores e motoristas de ônibus estão infiltrados nos piquetes que bloqueiam fábricas da Volkswagen
O Sintetra, entidade voltada para defesa dos direitos de funcionários de empresas de transporte urbano do ABC paulista, informou que está apoiando o movimento desde a última sexta-feira. A paralisação no transporte de veículos novos atinge duas unidades da Volkswagen no Estado de São Paulo e uma no Paraná.

O que cegonheiros comentam é que a entrada do Sintetra na manifestação foi pedida pelo Sinaceg. A paralisação ocorre na fase final da cotação de preços (BID) realizada pela Volkswagen e pode garantir preços menores para o transporte de veículos. Porém, as empresas que atualmente prestam o serviço se recusam a entregar as cargas.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Combate aos cartéis Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen