Sindicato pede ao Cade adoção de medidas urgentes para impor abertura do mercado

O Sindicato dos Cegonheiros de Goiás (Sintrave-GO) pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) “a imposição de medidas concretas para acabar de uma vez por todas com o cartel no setor de transporte de veículos novos. O presidente da entidade, Afonso Rodrigues de Carvalho, reivindicou a abertura do mercado e a eliminação de  barreiras às empresas que prestam serviço para qualquer concessionária ou montadora de veículos”. Magayver, como é conhecido, (foto) amparou o pedido no artigo 38 da lei 12.529/11, a chamada Lei Antitruste.

O documento foi protocolado no dia 10 e anexado ao Inquérito Administrativo em andamento no órgão antitruste. O procedimento em tramitação, que antecede o processo administrativo, visa a apurar práticas de crimes por infrações à ordem econômica. Dezesseis montadoras já foram citadas para que apresentem dados sobre o escoamento da produção. Até agora apenas a Toyota do Brasil não respondeu os questionamentos. O Sintrave encaminhou a petição dois dias depois de integrantes do cartel promoverem o bloqueio dos acessos à fábrica da Caoa-Chery, em Jacereí, no interior de São Paulo.

O representante do sindicato goiano oficializou ao Cade as ações intentadas por agregados às empresa Brazul Transporte de Veículos (de propriedade de Vittorio Medioli, do grupo Sada) e Tegma Gestão Logística. Todos cegonheiros-empresários filiados ao Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg). A entidade paulista foi condenada por participação em cartel pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul, em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal.

Magayver destacou:

“Necessário lembrar a conclusão feita pelo Gaeco, na qual afirmou que os grupos Sada e Tegma continuam em plena atividade, mantendo o comando das ações que se desenvolvem no desiderato da manutenção da cartelização do transporte rodoviário de veículos novos em nosso país.”

 

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen