Sintraveic-PE: Justiça destitui diretoria imposta por cartel dos cegonheiros

A assembleia-geral do Sindicato dos Cegonheiros de Pernambuco (Sintraveic-PE) realizada em  29 de janeiro do ano passado por cegonheiros (empresários) mineiros e paulistas com a participação de pessoas estranhas à categoria foi anulada pela Justiça do Trabalho. A decisão determinou ainda “o imediato retorno da diretoria anteriormente eleita para o quinquênio 2016/2021, presidida por José Milton de Freitas”, cujo mandato foi interrompido nessa mesma ocasião pelo grupo apoiado pelo cartel que controla o transporte de veículos novos no País. Com a deliberação do magistrado, “os réus (diretoria eleita de forma irregular) ficam impedidos de agir ou praticar atos de qualquer natureza em nome da categoria”.

Publicada nessa terça-feira (16), a decisão liminar de urgência, em antecipação de tutela, foi exarada pelo juiz Virgílio Henriques de Sá Benevides, titular da 2ª Vara do Trabalho. O magistrado impôs ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Assembleia fraudulenta
A assembleia fraudulenta, ocorrida em Goiana-PE, foi presidida por Luciano Pontes de Melo, o qual acabou eleito presidente da entidade por aclamação. Com a decisão, cegonheiros agregados à Sada Transportes e Armazenagens que transportam os veículos produzidos pela Fiat/Jeep estão proibidos de atuar em nome do Sintraveic-PE. A expressiva maioria desse grupo é constituída por mineiros e paulistas.

A ação foi movida pelo ex-presidente da entidade, José Milton de Freitas. Ele já reassumiu o cargo. Os réus são formados pela diretoria destituída, liderada por Luciano Pontes. O que diz o juiz sobre a assembleia fraudulenta:

“Foi realizada à margem da legalidade e das normas estatutárias do sindicato. A manutenção dessa situação, ainda que perdure há quase um ano, vem causando profunda insegurança jurídica e efetivos prejuízos à diretoria anteriormente eleita, além de acarretar danos imensuráveis ao sindicato, a exemplo da estranha e prejudicial manifestação de anuência por parte da atual diretoria, cujo requerimento foi assinado conjuntamente pelo representante do Sintrago e pelo réu.”

19-de-janeiro_pernambuco4_blog

Luciano Pontes (de camisa listrada) não pode mais atuar como representante dos cegonheiros. A foto foi tirada durante a assembleia que o elegeu de forma irregular.

Benevides deixou claro em sua decisão em caráter urgente que atendeu “à expressa determinação da desembargadora Virgínia Malta Canavarro, relatora de um conflito de competência negado”. A magistrada registrou que “poderá o relator, ex-ofício ou a requerimento de qualquer das partes, determinar, quando o conflito for positivo, o sobrestamento do processo e, neste caso, bem assim no de conflito negativo, designar uma das autoridades conflitantes para adotar, em caráter provisório, as medidas urgentes”.

Mais fraude em sindicatos de cegonheiros
Outro processo envolvendo a criação fraudulenta do Sintrago (entidade com sede em Goiana) deverá ser julgado pelo mesmo magistrado titular da 2ª Vara da Justiça do Trabalho do município pernambucano. Há denúncias de envolvimento do cartório da cidade.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

2 comentários sobre "Sintraveic-PE: Justiça destitui diretoria imposta por cartel dos cegonheiros"

  1. Janaina Galvão disse:

    A justiça está sendo feita. Chega de tanta impunidade! A Jeep e o governo do Estado deveriam assimir os seus papéis e cumprir de verdade o PRODEAUTO. O governo do Estado perde com arrecadação de impostos “inclusive IPVA”. Chega de clamufagem que é o que a SADA vem tentando fazer, junto com os mineiros e paulistas. Confio piamente que Deus não vai deixar os Pernambucanos perecerem. Deus é Justo!

  2. Luiz Carlos Bezerra disse:

    PERNAMBUCO NÃO É E NUNCA SERÁ QUINTAL DOS MINEIROS E TAMPOUCO DOS PAULISTAS, QUE FORMARAM O CARTEL NO SEGUIMENTO DE TRANSPORTES DE VEÍCULOS NOVOS, PRODUZIDOS NO NO PAIS! TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA TERÃO QUE PAGAR PELOS PREJUÍZOS CAUSADOS HÁ TANTO TEMPO, AOS CONSUMIDORES FINAIS, QUE MAIS SOFRERAM E SOFREM COM ESTA FARSA, COOPTADA POR ALGUNS PROFISSIONAIS DAS MONTADORAS E LOGICAMENTE ALGUNS GOVERNANTES!
    TEMOS CERTEZA DISSO.
    O MPF ESTÁ ATUANDO PARA LIMPAR O PAÍS DESTA CORJA E SEUS PARCEIROS!!!!
    EM PERNAMBUCO, NO ÚNICO SINDICATO DA CATEGORIA ORA FIRMADO PELA JUSTIÇA, NÃO EXISTEM CORRUPTOS. OS QUE SE INFILTRARAM, JÁ DEBANDARAM!!!
    PARABENIZO TODOS OS GUERREIROS QUE CONTINUAM NESTA LUTA POR APENAS TRABALHO SÉRIO E LIMPO, SOB O COMANDO DO PRESIDENTE SR. JOSÉ MILTON DE FREITAS, NOSSO JURÍDICO E OS POLÍTICOS IDÔNEOS QUE NOS APOIAM INCESSANTEMENTE, NESTA JORNADA.
    AVANTE SINTRAVEIC-PE!
    CONTRA AS VERDADES E AS MÃOS DE DEUS, NUNCA SEREMOS DERROTADOS!!!
    “A JUSTIÇA DO HOMEM TARDA MAS NÃO FALHA”. ACREDITAMOS NA FORÇA DA LEI!!!

Os comentários estão encerrados